Definição de escala de tripulação de transporte coletivo utilizando um algoritmo construtivo-evolutivo
dc.contributor.advisor | Michel, Fernando Dutra | pt_BR |
dc.contributor.author | Acosta, Daniel Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T04:22:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205829 | pt_BR |
dc.description.abstract | A queda na demanda por transporte coletivo por ônibus observado no Brasil nas últimas décadas, aliada a outros fatores, tem causado o aumento da tarifa desse modal. A sociedade brasileira tem tratado essa pauta como prioridade e tem se posicionado contra esses aumentos firmemente, tendo em vista o seu impacto no cotidiano da população, especialmente sua parcela de renda mais baixa. Para atender às demandas de barateamento é necessário encontrar pontos onde a operação do modal possa ser aperfeiçoada, para que possa haver diminuição nos custos. Uma das lacunas observadas no transporte coletivo por ônibus na cidade de Porto Alegre diz respeito ao Problema de Programação de Tripulações (PPT), que é uma etapa do planejamento do sistema de transporte coletivo. Nesse âmbito o PPT consiste em gerar jornadas de trabalho a serem cumpridas por motoristas e cobradores, utilizando como dado de entrada a Tabela Horária de uma linha de ônibus. Essa jornada, a fim de minimizar custos de mão de obra, deve ter o menor tempo ocioso possível entre as viagens. Além disso, deve atender às particularidades operacionais e trabalhistas do setor, como compatibilizar terminais das viagens e atribuir intervalos para descanso. Na literatura da área, o PPT tem sido resolvido utilizando tanto métodos computacionais exatos quanto aproximativos. Na cidade de Porto Alegre algumas empresas resolvem o PPT sem nenhum tipo de sistematização, o que pode gerar perda de eficiência. Esse trabalho se propôs a encontrar uma solução para o PPT utilizando um Algoritmo Construtivo-Evolutivo, que se baseia no Algoritmo Construtivo AAO* e no Algoritmo Genético. Para isso, foi criada e executada uma rotina de programação na linguagem Python. Usando a Tabela Horária de uma linha de ônibus de Porto Alegre, foi encontrada uma solução que atende a todas as 301 viagens da linha e a todos os requisitos de operação e de legislação trabalhista. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject | Ônibus | pt_BR |
dc.subject | Algoritmo genético | pt_BR |
dc.subject | Transporte coletivo | pt_BR |
dc.title | Definição de escala de tripulação de transporte coletivo utilizando um algoritmo construtivo-evolutivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111492 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5853)