Aplicação de metodologia californiana de dimensionamento de pavimentos com bases permeáveis tratadas
dc.contributor.advisor | Brito, Lélio Antonio Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Vicenzi, Junior Rodrigo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T04:22:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205825 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como motivação a aplicação de uma camada de base permeável tratada com emulsão (BPTE) nas obras de reparo da estrutura de rodagem do pavimento de um trecho da BR 116 entre as cidades gaúchas de Pelotas e Camaquã, restauração que ocorreu em 2011. A inserção desta solução ocorreu pelo excesso de defeitos estruturais e funcionais existentes na via devido a presença de água no interior do pavimento. Apesar da aplicação e dos bons resultados iniciais obtidos, com representativas reduções de valores de deflexão, não há uma caracterização de comportamento do material de uma BPTE para realização de dimensionamento a uma determinada vida útil de projeto. Para tanto, no trabalho, como mecanismo de estudo para bases permeáveis, realizou-se análises deste caso citado tendo como base os estudos e metodologia de dimensionamento de pavimentos do Departamento de Transportes da Califórnia (Método de Hveem), em que se faz uso de camadas permeáveis tratadas com ligante asfáltico (ATPB). Além do dimensionamento empírico por meio do Método de Hveem, realizou-se uma análise mecanística quanto à fadiga, apesar de se entender que o mecanismo de ruptura de uma camada permeável (como ocorre com a ATPB) é o stripping (perda de adesividade entre agregado e filme de ligante asfáltico), não havendo, neste caso, um mecanismo de previsão ou mesmo metodologia que aplique o dano por stripping. O fato de ser uma proposta de reabilitação de pavimento e a não realização de ensaios de caracterização dos materiais empregados fez com que se gerasse intervalos e diversos cenários de possíveis condições da seção tipo de dimensionamento (foram gerados 18 cenários). Gerando-se a estrutura representativa da seção, a determinação dos parâmetros empregados (materiais e tráfego), o dimensionamento pelo método de Hveem e a análise de fadiga; chegou-se a uma série de dados representativos possibilitando a realização de algumas análises e confirmação de hipóteses. Verificou-se que a camada permeável, dado seu alto volume de vazios, atinge a ruptura por fadiga precocemente. Ainda, foi possível quantificar o nível de fadiga que atinge uma camada de revestimento asfáltico (camada acima de uma base permeável) a uma dada condição de redução de rigidez da camada de base permeável (condição que pode ocorrer pela saturação da base em questão). Por fim tem-se uma síntese de recomendações absorvidas das revisões sobre ATPB para estudos e execuções de camadas permeáveis tratadas com emulsão. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento de pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Permeabilidade | pt_BR |
dc.subject | Asfalto | pt_BR |
dc.subject | Fadiga (Engenharia) | pt_BR |
dc.title | Aplicação de metodologia californiana de dimensionamento de pavimentos com bases permeáveis tratadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111956 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5853)