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dc.contributor.advisorRios, Roberto Domingopt_BR
dc.contributor.authorSenger, Gustavo Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T04:22:21Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205821pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se do memorial descritivo e de cálculo do projeto de um vão da superestrutura, constituída de longarinas, transversinas e lajes, de um viaduto proposto sobre o entroncamento das rodovias ERS-389 e ERS-407, no município Xangri-Lá, RS. Primeiramente, de posse dos dados obtidos para o volume diário médio de veículos no trecho, estimam-se a classe e dimensões da Obra de Arte Especial. Em seguida, são descritas as características, materiais e hipóteses levadas em consideração no trabalho. São, então, determinadas os carregamentos permanentes e móveis, seguidos de suas respectivas solicitações em cada elemento estrutural. Feitas as combinações para os ELU e ELS aplicáveis, são calculadas força e perdas de protensão nas longarinas, as quais são posteriormente verificadas nas situações mais críticas. São determinadas, em seguida, as armaduras passivas constituintes de cada peça, levando em consideração o efeito de fadiga. De posse de todos os resultados, são detalhados os elementos.pt_BR
dc.description.abstractThis work is about the superstructure design and specifications of a proposed viaduct span, consisted of slabs and girders, and located at the junction of ERS-389 and ERS-407 highways, in Xangri-Lá, RS. First, with the obtained data for the average daily amount of vehicles at the junction, the class and dimensions of the viaduct are estimated. Afterwards the characteristics, materials and assumptions considered in this work are described. In the following, the dead and live loads are determined, followed by their respective stresses on each structural element. Once the applicable ULS and SLS combinations are done, the girders prestress forces and losses are estimated, and subsequently the critical sections stresses are verified. Afterwards the rebar reinforcements are determined for each structure elements, considering fatigue effect. Then, the project detalings are made.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViaducten
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectViadutospt_BR
dc.subjectConcrete designen
dc.subjectConcreto protendidopt_BR
dc.subjectPrestressed concreteen
dc.titleProjeto da superestrutura constituida de longarinas protendidas de um viaduto sobre a RS-389 no entroncamento com a ERS-407 no acesso a Xangri-lá : memorial descritivo e de cálculopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111812pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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