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Projeto da superestrutura constituida de longarinas protendidas de um viaduto sobre a RS-389 no entroncamento com a ERS-407 no acesso a Xangri-lá : memorial descritivo e de cálculo
dc.contributor.advisor | Rios, Roberto Domingo | pt_BR |
dc.contributor.author | Senger, Gustavo Albuquerque | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T04:22:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205821 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se do memorial descritivo e de cálculo do projeto de um vão da superestrutura, constituída de longarinas, transversinas e lajes, de um viaduto proposto sobre o entroncamento das rodovias ERS-389 e ERS-407, no município Xangri-Lá, RS. Primeiramente, de posse dos dados obtidos para o volume diário médio de veículos no trecho, estimam-se a classe e dimensões da Obra de Arte Especial. Em seguida, são descritas as características, materiais e hipóteses levadas em consideração no trabalho. São, então, determinadas os carregamentos permanentes e móveis, seguidos de suas respectivas solicitações em cada elemento estrutural. Feitas as combinações para os ELU e ELS aplicáveis, são calculadas força e perdas de protensão nas longarinas, as quais são posteriormente verificadas nas situações mais críticas. São determinadas, em seguida, as armaduras passivas constituintes de cada peça, levando em consideração o efeito de fadiga. De posse de todos os resultados, são detalhados os elementos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is about the superstructure design and specifications of a proposed viaduct span, consisted of slabs and girders, and located at the junction of ERS-389 and ERS-407 highways, in Xangri-Lá, RS. First, with the obtained data for the average daily amount of vehicles at the junction, the class and dimensions of the viaduct are estimated. Afterwards the characteristics, materials and assumptions considered in this work are described. In the following, the dead and live loads are determined, followed by their respective stresses on each structural element. Once the applicable ULS and SLS combinations are done, the girders prestress forces and losses are estimated, and subsequently the critical sections stresses are verified. Afterwards the rebar reinforcements are determined for each structure elements, considering fatigue effect. Then, the project detalings are made. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Viaduct | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Viadutos | pt_BR |
dc.subject | Concrete design | en |
dc.subject | Concreto protendido | pt_BR |
dc.subject | Prestressed concrete | en |
dc.title | Projeto da superestrutura constituida de longarinas protendidas de um viaduto sobre a RS-389 no entroncamento com a ERS-407 no acesso a Xangri-lá : memorial descritivo e de cálculo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111812 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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