Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarcelo, Marcelo Caetano Alexandrept_BR
dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T04:21:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1519-0919pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205772pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetivou a investigação qualitativa documental sobre os trabalhos de conclusão do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, presentes no repositório digital dessa instituição, havendo foco de interesse nos modelos educacionais discutidos nestes. Os textos dos trabalhos foram interpretados com base na análise de conteúdo, ocorrendo duas categorizações distintas: a primeira investigou as temáticas gerais de cada trabalho da amostra; a segunda enfocou apenas os trabalhos que tinham práticas pedagógicas como objeto de pesquisa. Os resultados mostram algumas tendências e apontam certos desafios decorrentes das análises, tais como a prevalência de práticas pedagógicas identificadas com modelos educacionais parcialmente tradicionais e também construtivistas, e a necessidade de expandir as discussões envolvendo aspectos políticos, sociais (relações com a ciência e a tecnologia) e emancipatórios mais amplos, relacionados aos ambientes em que tais práticas foram desenvolvidas e aos sujeitos que foram interpelados por estas.a.pt_BR
dc.description.abstractThis article aimed at documentary qualitative research on the conclusion work of the Chemistry Teacher Education Course of the Federal University of Rio Grande do Sul present in the digital repository of this institution focusing on the educational models discussed in these. The texts of the works were interpreted based on content analysis, occurring two distinct categorizations: the first investigated the general themes of each work in the sample; the second focused only on works that had pedagogical practices as their object of research. The results show some trends and point to certain challenges arising from the analysis such as the prevalence of pedagogical practices identified with partially traditional and also constructivist educational models and the need to expand discussions involving political and social aspects (relations with science and technology) and broader emancipatory ones related to the environments in which such practices were developed and to the subjects that were challenged by them.en
dc.description.abstractEste artículo tuvo como objetivo la investigación cualitativa documental sobre el trabajo de conclusión del curso de Licenciatura en Química de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, presente en el repositorio digital de esta institución, centrándose en los modelos educativos discutidos en estos. Los textos de los trabajos fueron interpretados en base al análisis de contenido, ocurriendo dos categorizaciones distintas: la primera investigó los temas generales de cada trabajo en la muestra; El segundo se centró solo en trabajos que tenían prácticas pedagógicas como objeto de investigación. Los resultados muestran algunas tendencias y apuntan a ciertos desafíos derivados del análisis, como la prevalencia de prácticas pedagógicas identificadas con modelos educativos parcialmente tradicionales y también constructivistas, y la necesidad de ampliar las discusiones que involucran aspectos políticos y sociales (relaciones con la ciencia y la tecnología) y emancipadoras más amplias, relacionadas con los entornos en los que se desarrollaron tales prácticas y con los sujetos que fueron desafiados por ellas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Profissão Docente. Uberaba, MG. Vol. 19, n. 41 (maio/ago. 2019), p. 1-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducational modelsen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectModelos educativoses
dc.subjectEnseñanza de la químicaes
dc.subjectFormación del profesoradoes
dc.titleModelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de cursopt_BR
dc.title.alternativeEducational models in chemistry teacher education course : a documentary study involving course completion worksen
dc.title.alternativeModelos educativos en la graduación de profesores químicos : un estudio documental que implica trabajos de terminación de cursoses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001108839pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples