Mobilidade urbana sustentável : o que a cidade de Porto Alegre pode auferir da experiência da cidade de Curitiba e agregar com as novas tecnologias
Fecha
2019Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Desde a introdução da motorização na vida das pessoas, houve o privilégio e o deslumbre pelo automóvel em relação aos outros meios de transporte, focando em dar mais agilidade ao deslocamento do mesmo. Isso foi incentivado durante anos, construindo-se mais ruas, ampliando os números de vagas para estacionamentos de carros particulares, aumentando a velocidade dos veículos, gerando assim externalidades negativas para população. Esta forma de organização, hoje em dia, se encontra defasada nas gra ...
Desde a introdução da motorização na vida das pessoas, houve o privilégio e o deslumbre pelo automóvel em relação aos outros meios de transporte, focando em dar mais agilidade ao deslocamento do mesmo. Isso foi incentivado durante anos, construindo-se mais ruas, ampliando os números de vagas para estacionamentos de carros particulares, aumentando a velocidade dos veículos, gerando assim externalidades negativas para população. Esta forma de organização, hoje em dia, se encontra defasada nas grandes cidades, gerando, em consequência, extensos congestionamentos, diversos acidentes de trânsito e grandes níveis de poluição para as cidades. Atualmente, para enfrentar esse cenário caótico e desgastado, vêm sendo trabalhado por nossos governantes e por nossos estudantes a chamada mobilidade urbana sustentável, que busca desenvolver um trânsito mais harmonioso, mais comunicativo, mais participativo com todos os cidadãos envolvidos. Nesse contexto, a cidade de Curitiba é referência para o Brasil e para o mundo. Esse trabalho busca fazer uma comparação entre a cidade de Curitiba e Porto Alegre, mostrando as ações realizadas naquela e que podem ser de grande valia para esta cidade. Contudo, essas ações necessitam de renovação, inclusive em Curitiba, pois, mesmo sendo uma ótima referência, já se encontra em estado de saturação. Para suprir essa lacuna, se busca com as novas tecnologias que surgem no dia a dia agregar outras formas de transporte e dar priorização para o transporte coletivo em detrimento do individual. ...
Abstract
Since the introduction of motorization in people's lives, there has been the privilege and dazzle by the car in relation to other means of transport, focusing on giving more agility to its displacement. This has been encouraged for years by building more streets, increasing the number of parking spaces for private cars, increasing the speed of vehicles, thus generating negative externalities for the population. This form of organization is now outdated in large cities, resulting in extensive co ...
Since the introduction of motorization in people's lives, there has been the privilege and dazzle by the car in relation to other means of transport, focusing on giving more agility to its displacement. This has been encouraged for years by building more streets, increasing the number of parking spaces for private cars, increasing the speed of vehicles, thus generating negative externalities for the population. This form of organization is now outdated in large cities, resulting in extensive congestion, various traffic accidents and high levels of pollution for cities. Nowadays, to face this chaotic and worn out scenario, our governments and our students are working on the so-called sustainable urban mobility, which seeks to develop a more harmonious, more communicative, more participative traffic with all citizens involved. In this context, the city of Curitiba is a reference for Brazil and for the world. This paper seeks to make a comparison between the city of Curitiba and Porto Alegre, showing the actions performed there and that can be of great value to this city. However, these actions need renewal, even in Curitiba, because, even being a great reference, it is already in a state of saturation. To fill this gap, we seek with the new technologies that arise everyday add other forms of transport and give priority to public transport over the individual. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Ciencias Económicas (1330)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License