Economia comportamental e a irracionalidade das escolhas : analisando as compras online no Brasil
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O acelerado desenvolvimento tecnológico que culminou no advento da internet revolucionou as relações de mercado. Enxergando na internet uma ferramenta com infinitas possibilidades de se fazer negócios, as grandes corporações passaram a se aventurar no mundo online de forma a ampliar e angariar novos clientes. A internet, nos últimos anos, vem ganhando corpo como importante ferramenta para a realização de transações comerciais: o chamado comércio eletrônico. O presente estudo visa compreender o ...
O acelerado desenvolvimento tecnológico que culminou no advento da internet revolucionou as relações de mercado. Enxergando na internet uma ferramenta com infinitas possibilidades de se fazer negócios, as grandes corporações passaram a se aventurar no mundo online de forma a ampliar e angariar novos clientes. A internet, nos últimos anos, vem ganhando corpo como importante ferramenta para a realização de transações comerciais: o chamado comércio eletrônico. O presente estudo visa compreender o comportamento do consumidor em ambientes de compras online no Brasil. Procura-se demonstrar que, diferentemente do que a teoria tradicional do consumidor postula, os consumidores não tomam decisões racionais. Ao invés disso, buscamos demonstrar, por meio do auxílio da Economia Comportamental, que os e-consumidores estão sujeitos a cometerem erros cognitivos sistemáticos em suas decisões de escolhas influenciados pela forma como são estruturadas as lojas virtuais. ...
Abstract
The rapid technological development that culminated in the advent of the internet has revolutionized Market relations. Seeing the internet as a tool with infinite possibilities to do business, large corporations began to venture into the online world in order to expand and attract new customers. The internet, in recent years, has been gaining ground as an important tool for conducting business transactions: the so-called e-commerce. The present study aims to understand consumer behavior in onli ...
The rapid technological development that culminated in the advent of the internet has revolutionized Market relations. Seeing the internet as a tool with infinite possibilities to do business, large corporations began to venture into the online world in order to expand and attract new customers. The internet, in recent years, has been gaining ground as an important tool for conducting business transactions: the so-called e-commerce. The present study aims to understand consumer behavior in online shopping environments in Brazil. It is intended to demonstrate that, unlike traditional consumer theory postulates, consumers don’t make rational decisions. Instead, we try to demonstrate that e-consumers are subject to systematic cognitive errors in their choice decisions influenced by how e-stores are structured. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)