Leitura da paisagem como instrumento de ensino e conservação do pampa, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
No presente trabalho, propõe-se a leitura da paisagem como procedimento metodológico de ensino e aprendizagem para a disciplina de Geografia, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esta proposta ocorre a partir da avaliação das transformações ocorridas na paisagem do Pampa gaúcho, no sudoeste do Rio Grande do Sul, a partir da década de 1960, período que data o início da Revolução Verde e que traz consigo a intensificação da mecanização agrícola, introdução de extensos monocul ...
No presente trabalho, propõe-se a leitura da paisagem como procedimento metodológico de ensino e aprendizagem para a disciplina de Geografia, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esta proposta ocorre a partir da avaliação das transformações ocorridas na paisagem do Pampa gaúcho, no sudoeste do Rio Grande do Sul, a partir da década de 1960, período que data o início da Revolução Verde e que traz consigo a intensificação da mecanização agrícola, introdução de extensos monocultivos e redução da atividade de pecuária na região. Desta forma, especificamente sobre a problemática de pesquisa nessa região, pretende-se analisar a arenização no município de São Francisco de Assis pela leitura da paisagem, observando tanto os elementos naturais, quanto os sociais que atuam na transformação destas paisagens. A partir da leitura da paisagem como procedimento metodológico, busca-se que os discentes experimentem, questionem e façam diferentes leituras sobre o espaço geográfico. Desta forma, as práticas servirão como auxílio na construção de seus conhecimentos sobre o Pampa gaúcho, a sua biodiversidade e a problemática da arenização. Relaciona-se neste trabalho, portanto, o conceito de paisagem e aprendizagem, tendo como objetivo final a elaboração de práticas pedagógicas que inter-relacionem a análise e interpretação da paisagem para compreensão da arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul. Práticas estas que relacionam técnicas produtivas e seus impactos sobre o ambiente contemplando competências e habilidades específicas da Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). ...
Abstract
In the present work, we propose to read the landscape as a methodological procedure of teaching and learning for the discipline of Geography, for the final years of elementary school and high school. This proposal comes from the evaluation of the transformations occurred in the landscape of the Pampa, in the southwest of Rio Grande do Sul, from the 1960s, a period that dates from the beginning of the Green Revolution and which brings the intensification of agricultural mechanization, extensive ...
In the present work, we propose to read the landscape as a methodological procedure of teaching and learning for the discipline of Geography, for the final years of elementary school and high school. This proposal comes from the evaluation of the transformations occurred in the landscape of the Pampa, in the southwest of Rio Grande do Sul, from the 1960s, a period that dates from the beginning of the Green Revolution and which brings the intensification of agricultural mechanization, extensive monocultures and reduced livestock activity in the region. Thus, specifically about the research problem in this region, we intend to analyze the arenização in the municipality of São Francisco de Assis by reading the landscape, observing both the natural and social elements that act in the transformation of these landscapes. From the reading of the landscape as a methodological procedure, we intend for the students to experiment, question and make different readings about the geographical space. In this way, the practices will help in the construction of their knowledge about Pampa, its biodiversity and the problem of the arenização. Therefore, in this work, there is a relation between landscape and learning and its final objective is the elaboration of pedagogical practices that interrelate the analysis and interpretation of the landscape to understand the arenização in the southwest of Rio Grande do Sul. These practices relate productive techniques and their impacts on the environment, contemplating specific skills and abilities of Geography in the National Curriculum Common Base (Base Nacional Comum Curricular (BNCC), in portuguese). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Geografia (463)
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