Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio
Fecha
2019Materia
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo de Tabela Periódica (TP) nas três séries do ensino médio em uma Escola Pública do Rio Grande do Sul (n=135). Para isso, elaborou-se um questionário (27 afirmações) contendo três categorias julgadas por meio da escala Likert. Os dados foram avaliados por intermédio da Análise Hierárquica de Agrupamentos com o auxílio do software Pirouette. Essa análise permitiu agrupar os alunos em função da similaridade ...
O objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo de Tabela Periódica (TP) nas três séries do ensino médio em uma Escola Pública do Rio Grande do Sul (n=135). Para isso, elaborou-se um questionário (27 afirmações) contendo três categorias julgadas por meio da escala Likert. Os dados foram avaliados por intermédio da Análise Hierárquica de Agrupamentos com o auxílio do software Pirouette. Essa análise permitiu agrupar os alunos em função da similaridade das respostas. Os resultados evidenciam as principais concepções e dificuldades dos alunos, tais como: necessidade de memorizar a TP; compreensão equivocada da construção da TP; dificuldade de consultá-la; pouco ou nenhum estabelecimento de relações entre os elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Apesar disso, observaram-se indícios de aprendizagem significativa quando estudantes da 2ª e 3ª séries conseguiram recuperar informações sobre o assunto após o terem estudado em anos anteriores. ...
En
Química nova na escola. Vol. 41, n. 4 (nov. 2019), p. 386-393
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Exactas y Naturales (6158)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License