Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio
dc.contributor.author | Vianna, Nycollas Stefanello | pt_BR |
dc.contributor.author | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino | pt_BR |
dc.contributor.author | Pazinato, Maurícius Selvero | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T04:14:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-8899 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205572 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo de Tabela Periódica (TP) nas três séries do ensino médio em uma Escola Pública do Rio Grande do Sul (n=135). Para isso, elaborou-se um questionário (27 afirmações) contendo três categorias julgadas por meio da escala Likert. Os dados foram avaliados por intermédio da Análise Hierárquica de Agrupamentos com o auxílio do software Pirouette. Essa análise permitiu agrupar os alunos em função da similaridade das respostas. Os resultados evidenciam as principais concepções e dificuldades dos alunos, tais como: necessidade de memorizar a TP; compreensão equivocada da construção da TP; dificuldade de consultá-la; pouco ou nenhum estabelecimento de relações entre os elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Apesar disso, observaram-se indícios de aprendizagem significativa quando estudantes da 2ª e 3ª séries conseguiram recuperar informações sobre o assunto após o terem estudado em anos anteriores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Química nova na escola. Vol. 41, n. 4 (nov. 2019), p. 386-393 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tabela periódica | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Misconceptions | en |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | periodic table | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111197 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)