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dc.contributor.authorVianna, Nycollas Stefanellopt_BR
dc.contributor.authorCicuto, Camila Aparecida Tolentinopt_BR
dc.contributor.authorPazinato, Maurícius Selveropt_BR
dc.date.accessioned2020-02-07T04:14:54Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0104-8899pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205572pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo de Tabela Periódica (TP) nas três séries do ensino médio em uma Escola Pública do Rio Grande do Sul (n=135). Para isso, elaborou-se um questionário (27 afirmações) contendo três categorias julgadas por meio da escala Likert. Os dados foram avaliados por intermédio da Análise Hierárquica de Agrupamentos com o auxílio do software Pirouette. Essa análise permitiu agrupar os alunos em função da similaridade das respostas. Os resultados evidenciam as principais concepções e dificuldades dos alunos, tais como: necessidade de memorizar a TP; compreensão equivocada da construção da TP; dificuldade de consultá-la; pouco ou nenhum estabelecimento de relações entre os elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Apesar disso, observaram-se indícios de aprendizagem significativa quando estudantes da 2ª e 3ª séries conseguiram recuperar informações sobre o assunto após o terem estudado em anos anteriores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofQuímica nova na escola. Vol. 41, n. 4 (nov. 2019), p. 386-393pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectMisconceptionsen
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectperiodic tableen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleTabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001111197pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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