Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRottava, Luciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Lisiane Barbosa Martins Godoy dapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:18:05Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205542pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; HALLIDAY; HASAN, 1985; HALLIDAY; WEBSTER, 2009), a atribuição de papéis sociais e a negociação de significados entre textos escritos por alunos ingressantes no curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Centrada na metafunção interpessoal da linguagem, a ênfase da pesquisa está sobre o estrato semântico-discursivo, mais especificamente sobre os recursos de NEGOCIAÇÃO e de AVALIATIVIDADE propostos em Martin e Rose (2003/2007) e Martin e White (2005). Muitos trabalhos têm sido realizados no campo da AVALIATIVIDADE (GUIMARÃES, 2012; CUNHA; SILVA-FONSECA, 2014; CRUZ, 2018); entretanto, poucas são as reflexões orientadas para a utilização dos recursos do sistema de NEGOCIAÇÃO em contexto brasileiro (FIGUEREDO, 2011; COOPER, 2012). Na tentativa de contribuir para a expansão dos estudos ligados ao desenvolvimento de uma perspectiva teórico-metodológica de análise da escrita e da reescrita de textos produzidos em contextos acadêmicos brasileiros, empreendemos a presente investigação. O desenho metodológico levou em conta a indissociabilidade da relação texto-contexto, sendo o corpus desta pesquisa textos resultantes de tarefas realizadas na disciplina de Leitura e Produção Textual, componente curricular do primeiro semestre da graduação em Licenciatura em Letras da UFRGS. A proposta de produção oferecida na referida disciplina está baseada na interlocução entre textos de alunos (escritas e reescritas), monitores (pareceres) e colegas (comentários). Para este estudo, os dados de interação selecionados incluem (1) a escrita de texto de apresentação pessoal, (2) o parecer, (3) a reescrita e (4) o comentário. Os resultados apontam para (i) a viabilidade de análise dos recursos de NEGOCIAÇÃO em textos estritamente escritos e do tipo monólogo, para (ii) a influência de tais recursos na organização da reescrita no âmbito da AVALIATIVIDADE e para (iii) a negociação dos significados através de grandes, médias e pequenas trocas instanciadas nos textos. A identificação e a demonstração das referidas trocas instanciadas em interações sociais vivenciadas em contexto acadêmico é uma das contribuições desta dissertação para os estudos sistêmicos brasileiros.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates, based upon Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; HALLIDAY; HASAN, 1985; HALLIDAY; WEBSTER, 2009), the attribution of social roles and the negotiation of meanings among texts written by undergraduate students entering Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) Letters course. Focused on the interpersonal metafunction of language, this research emphasis is on the discourse semantics stratum, more specifically on the systems of NEGOTIATION and APPRAISAL proposed in Martin and Rose (2003/2007) and Martin and White (2005). Many works have been performed in the field of APPRAISAL (Guimarães, 2012; Cunha and Silva-FONSECA, 2014; CRUZ, 2018); However, there are few reflections about the use of resources of the NEGOTIATION system in the Brazilian context (FIGUEREDO, 2011; COOPER, 2012). To contribute to the expansion of studies related to the development of the theoretical-methodological perspective of writing analysis and rewriting of texts produced in the Brazilian academic contexts, we undertook the present investigation. The methodological design took into account the inseparability of the text-context relationship, the texts resulting from tasks performed in the discipline of Reading and Text Production, a curricular component of the first semester of the undergraduate degree in Letters at UFRGS, were the samples used in this research. The proposed production of that discipline is based on the dialogue between students of texts (writing and rewriting), assistant (feedback) and classmates (comments). For this study, the selected interaction data includes: (1) writing personal presentation text, (2) the feedback, (3) the rewritten, and (4) the comment. The results lead to (i) the feasibility of analyzing the NEGOTIATING resources over strictly written and monologues texts, (ii) the influence of such resources in the rewrite´s organization within the APPRAISAL scope and (iii) the negotiation of the meanings through large, medium and small turns shifts instanced on the texts. The identification and demonstration of such exchange shifts are instanced on social interactions experienced in the academic context is one contribution of this work to the Brazilian systemic studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcademic Writing and Rewritingen
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.subjectNegotiation Systemen
dc.subjectAvaliação acadêmicapt_BR
dc.subjectAppraisal Systemen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectSystemic Functional Linguisticsen
dc.titleA escrita e a reescrita de textos em contexto acadêmico : um olhar para os recursos de negociação e de avaliatividadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111473pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples