Avaliando a formação de professores no contexto do pensamento computacional
dc.contributor.author | Barros, Taiser Tadeu Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.contributor.author | Meira, Ricardo Radaelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Adriano Canabarro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T04:18:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205540 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo descreve a implementac¸ao de um programa de formac¸ ˜ ao˜ de professores oferecida a rede municipal de ensino de um munic ` ´ıpio do estado do Rio Grande do Sul. Um total de 49 professores participaram da formac¸ao˜ que trouxe conceitos relacionados ao Pensamento Computacional utilizando como ferramenta de implementac¸ao o Scratch. Uma an ˜ alise do desempenho ´ dos professores na utilizac¸ao do Scratch dentro das 7 dimens ˜ oes do Pensamento ˜ Computacional foi realizada utilizando a ferramenta Dr. Scratch. As impressoes ˜ dos professores com relac¸ao˜ a formac¸ ` ao foram analisadas atrav ˜ es das an ´ alises ´ de conteudo com processo de codificac¸ ´ ao. Os resultados obtidos sugerem de- ˜ terminada resistencia por parte dos professores em integrar atividades relaci- ˆ onadas ao pensamento computacional em seus encargos e praticas de ensino ´ correntes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article describes a training program offered to a public education network in the state of Rio Grande do Sul, Brazil to train teachers to work with computational thinking. A total of 49 teachers participated in the program, which proposed the use of the tool Scratch. An analysis of the performance of teachers in the use of Scratch within the 7 dimensions of Computational Thinking was performed using Dr. Scratch. Teachers’ perceptions regarding the training program were analyzed through content analysis with coding process. Results suggest a certain resistance from teachers to integrate computational thinking to their current tasks and teaching practices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 2 (dez. 2018), p. 556-565 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.title | Avaliando a formação de professores no contexto do pensamento computacional | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001110907 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (41387)Ciências Humanas (7186)