Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarros, Taiser Tadeu Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorMeira, Ricardo Radaellipt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Adriano Canabarropt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:18:03Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205540pt_BR
dc.description.abstractEste artigo descreve a implementac¸ao de um programa de formac¸ ˜ ao˜ de professores oferecida a rede municipal de ensino de um munic ` ´ıpio do estado do Rio Grande do Sul. Um total de 49 professores participaram da formac¸ao˜ que trouxe conceitos relacionados ao Pensamento Computacional utilizando como ferramenta de implementac¸ao o Scratch. Uma an ˜ alise do desempenho ´ dos professores na utilizac¸ao do Scratch dentro das 7 dimens ˜ oes do Pensamento ˜ Computacional foi realizada utilizando a ferramenta Dr. Scratch. As impressoes ˜ dos professores com relac¸ao˜ a formac¸ ` ao foram analisadas atrav ˜ es das an ´ alises ´ de conteudo com processo de codificac¸ ´ ao. Os resultados obtidos sugerem de- ˜ terminada resistencia por parte dos professores em integrar atividades relaci- ˆ onadas ao pensamento computacional em seus encargos e praticas de ensino ´ correntes.pt_BR
dc.description.abstractThis article describes a training program offered to a public education network in the state of Rio Grande do Sul, Brazil to train teachers to work with computational thinking. A total of 49 teachers participated in the program, which proposed the use of the tool Scratch. An analysis of the performance of teachers in the use of Scratch within the 7 dimensions of Computational Thinking was performed using Dr. Scratch. Teachers’ perceptions regarding the training program were analyzed through content analysis with coding process. Results suggest a certain resistance from teachers to integrate computational thinking to their current tasks and teaching practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 2 (dez. 2018), p. 556-565pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.titleAvaliando a formação de professores no contexto do pensamento computacionalpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110907pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples