José Saramago - do romance historiográfico ao alegórico : a recepção de sua ficção
dc.contributor.advisor | Zilberman, Regina | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Quênia Regina Matos dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T04:17:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205532 | pt_BR |
dc.description.abstract | No ano de 1995, em Ensaio sobre a cegueira, José Saramago deu nova direção à sua obra. Até então, seus romances versavam criticamente sobre a condição social e política do povo português, o antigo e o atual. A partir do romance de 1995, o escritor focou a humanidade e seu estranho modo egoísta de viver que impacta a vida das pessoas. Esse marco divisório estabeleceu a existência de dois tipos de romances dentro da obra saramaguiana, o historiográfico e o alegórico, ambos recebendo leituras distintas de acadêmicos no Brasil. É a partir desses dois aspectos – a repartição do romance de José Saramago em duas vertentes principais e a recepção diferenciada de que aquelas foram objeto – que este estudo se organiza. Seu objetivo é verificar as possibilidades de sistematização da recepção do romance de José Saramago, tendo o leitor como principal componente no processo de comunicação com o autor e a obra. Para tanto, a investigação apoia-se na Estética da Recepção, teoria elaborada por Hans Robert Jauss a partir dos anos 1960. Do ponto de vista metodológico, será considerado um recorte temporal pré-estabelecido. Três romances de cada fase literária do Autor são escolhidos para comparação entre suas recepções junto a críticos brasileiros, cujos artigos publicados sobre os romances constituem o corpus da pesquisa qualitativa. A pesquisa quantitativa, por sua vez, registrou o total de 122 artigos encontrados e estabeleceu percentuais e números demonstrativos em relação ao início da recepção ao Autor por acadêmicos brasileiros, em 1980, e aos romances aqui estudados. A análise dos textos críticos que examinam os livros elencados para pesquisa mostra o horizonte de expectativa dos leitores, bem como a concretização do vínculo entre o Autor, a obra e o leitor, tendo como consequência a atualização do texto no presente, em razão de sua recepção no passado, evidenciando a historicidade da obra de José Saramago e solidificando sua existência na posteridade. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the year of 1995, with the writing of Blindness, José Saramago gave a new direction to his work. Until that period, his novels dealt critically with the political and social condition of the Portuguese people from the twentieth century onwards. From the novel of 1995 on the writer focused on humanity and its strange selfish lifestyle that impacts everyone’s lives. The book established the existence of two kinds of novels in the work of Saramago, the historiographic and the allegorical, both of them receiving different readings of academics from Brazil. It is from these two aspects – the division of José Saramago’s novels in two main branches and their different reception – that this study is organized upon. The objective is to verify the possibilities of systematization of the reception of José Saramago’s novels, being the reader the main component in the process of communication between the author and his work. For this purpose the investigation is based on the Reception Aesthetics, which is a theory created by Hans Robert Jauss in the decade of 1960 onwards. From the methodological viewpoint it will be envisaged a pre-established research focus. Three novels of each literary phase of the author are chosen to be compared through the reception of Brazilian academics, whose articles dealing with the aforementioned novels constitute the corpus of the qualitative research. On the other hand the quantitative research registered a total of 122 articles found and established percentages and demonstrative numbers in relation to the beginning of the reception of the author by Brazilian academics, in 1980, and to the novels here studied. The analysis of the articles that examine the chosen books shows the horizon of expectation of the readers, as well as the accomplishment of the bound between author, his work and the reader, having as consequence the updating of the texts in the present because of their reception in the past, evincing the historicity of José Saramago’s work and solidifying its existence in the posterity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Readers | en |
dc.subject | Saramago, José, 1922-2010 | pt_BR |
dc.subject | Romance histórico | pt_BR |
dc.subject | Historiographic novels | en |
dc.subject | Estética da recepção | pt_BR |
dc.subject | Allegorical novels | en |
dc.subject | Leitor | pt_BR |
dc.subject | Reception Aesthetics | en |
dc.title | José Saramago - do romance historiográfico ao alegórico : a recepção de sua ficção | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111698 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Letters (1771)