Educação financeira na escola básica : um experimento com modelagem matemática
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Resumo
Este artigo apresenta um experimento de ensino realizado no Ensino Fundamental, que fez uso da Modelagem Matemática no desenvolvimento de conceitos relativos à Educação Financeira, o qual visava oportunizar a compreensão de ideias relativas à educação financeira na formação dos jovens. A proposta foi desenvolvida com a meta de alcançar os seguintes objetivos: mostrar a importância do desenvolvimento da educação financeira, tornar o indivíduo consciente para todas as decisões que envolvam dinhei ...
Este artigo apresenta um experimento de ensino realizado no Ensino Fundamental, que fez uso da Modelagem Matemática no desenvolvimento de conceitos relativos à Educação Financeira, o qual visava oportunizar a compreensão de ideias relativas à educação financeira na formação dos jovens. A proposta foi desenvolvida com a meta de alcançar os seguintes objetivos: mostrar a importância do desenvolvimento da educação financeira, tornar o indivíduo consciente para todas as decisões que envolvam dinheiro, estimular o desenvolvimento de ações cooperativas, refletir sobre a importância de pesquisar e comparar preços e por consequência desenvolver o senso crítico. Como aporte metodológico optou-se pela utilização de uma metodologia qualitativa a fim de refletir sobre as descobertas e aprendizagens que ocorreram durante o experimento. O grupo de estudantes que participou foi colocado diante de impasses e desafios que visavam o uso racional dos recursos financeiros. A título de conclusões da pesquisa observou-se que as reflexões sobre os conceitos estudados e as ações desenvolvidas pelos estudantes, de forma individual e coletiva, visavam alcançar o êxito do grupo, ao invés do pessoal. ...
Abstract
This article presents a teaching experiment conducted in elementary school, which made use of mathematical modeling in the development of concepts related to financial education, which aimed to provide an opportunity to understand ideas related to financial education in youth education. The proposal was developed with the goal of achieving the following objectives: show the importance of developing financial education, make the individual aware of all decisions involving money, stimulate the de ...
This article presents a teaching experiment conducted in elementary school, which made use of mathematical modeling in the development of concepts related to financial education, which aimed to provide an opportunity to understand ideas related to financial education in youth education. The proposal was developed with the goal of achieving the following objectives: show the importance of developing financial education, make the individual aware of all decisions involving money, stimulate the development of cooperative actions, reflect on the importance of researching and comparing prices. and consequently develop critical sense. As a methodological contribution, we chose to use a qualitative methodology to reflect on the discoveries and learning that occurred during the experiment. The group of students who participated was faced with impasses and challenges aimed at the rational use of financial resources. As conclusions of the research it was observed that the reflections on the concepts studied and the actions developed by the students, individually and collectively, aimed to achieve the success of the group, rather than the personal. ...
Contido em
Revista Educar Mais. Pelotas, RS, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul). 2019. Vol. 3, n. 2 (2019), p. 246 - 255
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40175)Ciências Exatas e da Terra (6132)
Este item está licenciado na Creative Commons License