Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorReinheimer, Morgana Alinept_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:17:42Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2237-9185pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205520pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um experimento de ensino realizado no Ensino Fundamental, que fez uso da Modelagem Matemática no desenvolvimento de conceitos relativos à Educação Financeira, o qual visava oportunizar a compreensão de ideias relativas à educação financeira na formação dos jovens. A proposta foi desenvolvida com a meta de alcançar os seguintes objetivos: mostrar a importância do desenvolvimento da educação financeira, tornar o indivíduo consciente para todas as decisões que envolvam dinheiro, estimular o desenvolvimento de ações cooperativas, refletir sobre a importância de pesquisar e comparar preços e por consequência desenvolver o senso crítico. Como aporte metodológico optou-se pela utilização de uma metodologia qualitativa a fim de refletir sobre as descobertas e aprendizagens que ocorreram durante o experimento. O grupo de estudantes que participou foi colocado diante de impasses e desafios que visavam o uso racional dos recursos financeiros. A título de conclusões da pesquisa observou-se que as reflexões sobre os conceitos estudados e as ações desenvolvidas pelos estudantes, de forma individual e coletiva, visavam alcançar o êxito do grupo, ao invés do pessoal.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a teaching experiment conducted in elementary school, which made use of mathematical modeling in the development of concepts related to financial education, which aimed to provide an opportunity to understand ideas related to financial education in youth education. The proposal was developed with the goal of achieving the following objectives: show the importance of developing financial education, make the individual aware of all decisions involving money, stimulate the development of cooperative actions, reflect on the importance of researching and comparing prices. and consequently develop critical sense. As a methodological contribution, we chose to use a qualitative methodology to reflect on the discoveries and learning that occurred during the experiment. The group of students who participated was faced with impasses and challenges aimed at the rational use of financial resources. As conclusions of the research it was observed that the reflections on the concepts studied and the actions developed by the students, individually and collectively, aimed to achieve the success of the group, rather than the personal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educar Mais. Pelotas, RS, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul). 2019. Vol. 3, n. 2 (2019), p. 246 - 255pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino da matematica : Ensino fundamentalpt_BR
dc.titleEducação financeira na escola básica : um experimento com modelagem matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001103117pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples