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dc.contributor.authorGai, Daniele Noalpt_BR
dc.contributor.authorGiordani, Liliane Ferraript_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:17:22Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2525-6203pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205486pt_BR
dc.description.abstractEste texto foi construído a partir da descrição de alguns currículos inventados ao longo de encontros de formação de professores e gestores em escola de surdos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Com a proposição de Atelier Pedagógico, os encontros de formação produziram movimentos entre os professores na discussão sobre a aprendizagem de alunos surdos com ou sem deficiência. A pesquisa seguiu o método da cartografia (DELEUZE, 2006; GALLI, 2012; KASTRUP 2007). Os ateliês serviram para que afirmássemos uma cultura visual bilíngue entre-diferenças, com a defesa plena de direito à escola e às suas ensinagens para todos os alunos surdos. Ao longo dessa pesquisa nos dedicamos a pensar nas construções coletivas para um currículo em uma escola que se propõem bilíngue, por meio de ações que afirmam a escolarização e a aprendizagem de alunos surdos com deficiência promovida em meio a uma cultura visual.pt_BR
dc.description.abstractThis text was constructed from the description of some curriculum invented over teacher training meetings and managers on school for the deaf in the municipal Porto Alegre teaching network. With the proposition Pedagogical Workshop, training meetings produced movements among teachers on the discussion about the learning process of deaf students with or without disabilities. The research followed the mapping method (Deleuze, 2006; GALLI, 2012; KASTRUP, 2007). The workshops served us to stand for a visual bilingual culture betweendifferences, with the defense of full right to schools and their teaching for all deaf students. During this research we dedicated ourselves to think about collective constructions for a curriculum in a school which proposes to be bilingual, through actions that affirm the education and learning of deaf students with disabilities promoted amid a visual culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro, RJ. N. 43 (jan./jun. 2015), p. 77-90pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectLibrasen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.titleCartografando currículos em escola de surdos : artes, nexos e educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000993093pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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