Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMorais, Normanda Araujo dept_BR
dc.contributor.authorCerqueira-Santos, Elderpt_BR
dc.contributor.authorMoura, Andreína da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVaz, Marlenept_BR
dc.contributor.authorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:15:23Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20545pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca compreender os condicionantes da exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCCA), a partir da percepção de caminhoneiros brasileiros, clientes ou não da ESCCA. Entrevistou-se 239 caminhoneiros em diferentes regiões brasileiras, através de um questionário. As respostas foram categorizadas e analisadas através de estatísticas descritivas (freqüência e média). Os principais condicionantes ressaltados foram a desigualdade social e econômica, a forte cultura de gênero machista e adultocêntrica dos caminhoneiros, assim como a tendência à desresponsabilização pelas crianças e adolescentes abusadas, o seu pouco conhecimento e consideração dos direitos e características desenvolvimentais dessa população. Concluise, ressaltando a relevância de estudos que enfatizam a perspectiva do abusador. Estes podem contribuir para o desvelamento das realidades econômicas, sociais, culturais e políticas envolvidas tanto na formação da demanda quanto da oferta do comércio sexual e, assim, permitir a elaboração de perspectivas de enfrentamento da ESCCA mais eficazes.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims at understanding the reasons for children and adolescents’ commercial sexual exploitation by the perception of brazilian truck drivers, both clients and non clients of this service. Based on a questionnaire, interviews were made with 239 truck drivers in different regions in Brazil. The answers were categorized and analyzed using descriptive statistics (frequency and mean). The main reasons stressed were the social and economic inequality, the strong male chauvinist culture and the drivers’ ideas about adulthood as well as the tendency to feel not responsible for the children and adolescents abused and the poor knowledge and consideration for the rights and development characteristics of this population. We may conclude emphasizing the importance of studies which stress the abuser perspective. They may contribute to better understand the economic, social, cultural and political realities involved both in the formation of the demand as well as of the offer of sexual commerce. Based on this information, it could be possible to elaborate more efficient projects to confront this problem.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília, DF. Vol. 23, n.3 (jul./set. 2007), p.263-271.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProstituição infantilpt_BR
dc.subjectCommercial sexual exploitationen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectTruck driversen
dc.subjectAbuso sexualpt_BR
dc.titleExploração sexual comercial de crianças e adolescentes : um estudo com caminhoneiros brasileirospt_BR
dc.title.alternativeChildren and adolescents commercial sexual exploitation: a study with brazilian truck driversen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000631818pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples