Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorFrizzo, Giana Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorAlvarenga, Patriciapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Rita de Cassia Sobreirapt_BR
dc.contributor.authorTudge, Jonathan Richard Henrypt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:15:23Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20543pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investigou eventuais diferenças nas práticas educativas de mães e pais de crianças de 18 meses de idade. Participaram 34 famílias de diferentes níveis socioeconômicos que tinham um único filho(a). As mães e os pais responderam separadamente a uma entrevista sobre práticas educativas envolvendo seis situações do dia-a-dia da criança. Análise de conteúdo revelou uma predominância de práticas indutivas relatadas tanto pelas mães como pelos pais, seguidas de práticas coercitivas e de não-interferência. Contudo, não houve diferença significativa entre as práticas mencionadas pelas mães e pais, nem entre os diferentes níveis socioeconômicos, em nenhuma das categorias examinadas. Os resultados são discutidos considerando-se as repercussões do surgimento da assertividade e da fase inicial do desenvolvimento da linguagem em que se encontravam as crianças sobre as práticas educativas parentais.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigated eventual differences in educative practices of mothers and fathers of 18-month-old children. Thirty-four families of different socioeconomic levels who had only one child took part in the study. The mothers and fathers answered separately an interview on educative practices involving six daily situations of the child. The content analysis revealed a predominance of inductive practices reported both by mothers and fathers, followed by coercitive and non-interference practices. However, no significant differences were found between the practices mentioned by mothers and fathers, or between the different socioeconomic levels in none of the examined categories. The results are discussed taking into consideration the repercussions of the appearance of assertiveness and of the initial phase of language development of the children on parental educative practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília, DF. Vol. 23, n.4 (out./dez. 2007), p.369-377.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPráticas de criação infantilpt_BR
dc.subjectEducative practicesen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectRelação pais-filhospt_BR
dc.subjectNível sócio-econômicopt_BR
dc.subjectAtitudes dos paispt_BR
dc.titlePráticas educativas de pais e mães de crianças aos 18 meses de idadept_BR
dc.title.alternativeMothers’ and fathers’ educative practices with their18-month-old Children en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000631793pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples