Uso da internet por estudantes universitários : um campo de estudo emergencial
dc.contributor.author | Soares, Rodrigo de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Bagatini, Daniela Duarte da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.contributor.author | Biazus, Maria Cristina Villanova | pt_BR |
dc.contributor.author | Zaffaroni, Facundo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T04:16:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205436 | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso e a disponibilidade da internet suscitam questões sobre seu potencial mobilizador de dependência. Este artigo discute Uso da Internet por estudantes universitários brasileiros. Com base em uma coleta de dados quantitativa (n=173), o estudo concluiu que 61,85% dos participantes apresentam níveis de dependência Leve e Moderado. A frequência do uso e a falta de controle do tempo conectado indicam a valorização da vida virtual e possíveis prejuízos na rotina. Ainda que os níveis de dependência da coleta não sejam considerados graves, os resultados deste estudo servem como pontapé inicial nas pesquisas que relacionam o uso da tecnologia e suas implicações no âmbito da educação, na medida em que o uso problemático e os escores obtidos são um recorte momentâneo, e que o participante pode transitar pelos diferentes níveis ao longo de seu histórico de utilização. Palavras-chave: uso da internet, níveis de dependência, fatores de dependência. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use and availability of the internet raises questions about its potential for mobilizing dependency. This article discusses Internet Use by college students. Based on a quantitative data collection (n=173), the study found that 61.85% of participants had mild and moderate levels of dependence. The frequency of use and lack of control related to the time spent online indicate the appreciation of virtual life and possible damages in the routine. Even if the levels of internet dependency obtained in the collection are not considered serious, the results serve as a kick-start in the research field of technology use and its implications in the education. It is worth mentioning that the study meant to point the risks of future establishment of problematic use insofar as the obtained scores are a momentary cut and that participants can go through different levels throughout its usage history. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 2 (dez. 2018), p. 138-148 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Internet use | en |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Levels of dependence | en |
dc.subject | Dependency factors | en |
dc.title | Uso da internet por estudantes universitários : um campo de estudo emergencial | pt_BR |
dc.title.alternative | Internet use among college students : an emergency study field | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001110900 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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