Intervenção em princípios de contagem : desenvolvimento do programa e aplicação inicial
dc.contributor.author | Assis, Évelin Fulginiti de | pt_BR |
dc.contributor.author | Corso, Luciana Vellinho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-01T04:15:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-1574 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205337 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta a construção de um programa de intervenção em princípios de contagem para crianças de 1º ano do ensino fundamental, bem como o estudo-piloto que o colocou em prática para avaliar sua aplicabilidade (adequação das propostas, tempo de duração das mesmas e engajamento das crianças) e dinâmica (contextualização, motivação prévia, atividade e sistematização). A aplicação inicial foi realizada com dez crianças de uma escola estadual localizada em Porto Alegre-RS. O diário de campo foi o instrumento para registro do andamento das sessões. Como resultado, evidenciou-se a necessidade de ajustes na intervenção (reorganização da dinâmica e seleção de tarefas), os quais foram feitos de modo a promover a melhoria do programa, possibilitando sua futura aplicação em formato de estudo experimental | pt_BR |
dc.description.abstract | This article discusses the construction of an intervention program on counting principles for first grade children, as well as the pilot study that put it into practice to evaluate its applicability (quality of proposals, duration and children engagement) and dynamics (contextualization, previous motivation, activity and systematization). Initial application was performed with ten children from a state school located in Porto Alegre (RS). A field diary was the instrument used for recording the sessions progress. The results showed a clear need for adjustments in the intervention (dynamics reorganization and selection of tasks), which were then made aimed at improving the program, enabling its future application in an experimental study. | en |
dc.description.abstract | This article discusses the construction of an intervention program on counting principles for first grade children, as well as the pilot study that put it into practice to evaluate its applicability (quality of proposals, duration and children engagement) and dynamics (contextualization, previous motivation, activity and systematization). Initial application was performed with ten children from a state school located in Porto Alegre (RS). A field diary was the instrument used for recording the sessions progress. The results showed a clear need for adjustments in the intervention (dynamics reorganization and selection of tasks), which were then made aimed at improving the program, enabling its future application in an experimental study. | fr |
dc.description.abstract | Este documento presenta la construcción de un programa de intervención sobre principios de conteo para niños de primer grado de enseñanza fundamental, así como el estudio piloto que lo puso en práctica para evaluar su aplicabilidad (adecuación de las propuestas, tiempo de duración de éstas e implicación de los niños) y dinámica (contextualización, motivación previa, actividad y sistematización). La aplicación inicial se realizó con diez niños de una escuela estatal ubicada en Porto Alegre-RS. El diario de campo fue el instrumento para registrar el progreso de las sesiones. Como resultado, se evidenció la necesidad de ajustes en la intervención (reorganización de la dinámica y selección de tareas), que se realizaron para promover la mejora del programa, permitiendo su aplicación futura en formato de estudio experimental | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 49, n. 174 (out./dez. 2019), p. 246-269 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Numerical concept | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Mathematics teaching | en |
dc.subject | Concept numérique | fr |
dc.subject | L’apprentissage | fr |
dc.subject | Enseignement des mathématiques | fr |
dc.subject | Concepto numérico | es |
dc.subject | Aprendizaje | es |
dc.subject | Enseñanza de matemática | es |
dc.title | Intervenção em princípios de contagem : desenvolvimento do programa e aplicação inicial | pt_BR |
dc.title.alternative | Intervention on counting principles : program development and initial application | en |
dc.title.alternative | Intervention sur les principes de comptage : développement de programme et application initiale | fr |
dc.title.alternative | Intervención sobre principios de conteo : desarrollo del programa y aplicación inicial | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001108406 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)