O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956)
dc.contributor.author | Begossi, Tuany Defaveri | pt_BR |
dc.contributor.author | Mazo, Janice Zarpellon | pt_BR |
dc.contributor.author | Lyra, Vanessa Bellani | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-01T04:14:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-6248 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205321 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a formação de professores(as) no Curso Normal da Escola Superior de Educação Física (Esef), no estado do Rio Grande do Sul, entre 1940 e 1956, período em que o referido curso se manteve em funcionamento. A construção do texto histórico foi orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, mobilizando os conceitos de práticas, representações e apropriação e compreendendo os indícios segundo o entendimento de “paradigma indiciário”. Ao cotejar e analisar os documentos de pesquisa foi possível adentrar os espaços simbólicos da Esef, demarcando o Curso Normal de Educação Física como um local de formação permeado por representações provindas de distintos grupos, que buscavam, através de suas práticas, legitimar seus discursos. Neste cenário, as mulheres passaram a ocupar diferentes posições, imprimindo sua identidade em um ambiente permeado por representações predominantemente militares e médicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to understand how the formation of teachers occurred in the Normal Course of the School of Physical Education (SPE) in the state of Rio Grande do Sul (RS), during the period in which it remained in operation (1940-1956). The construction of the historical text was guided by the theoretical and methodological assumptions of Cultural History, mobilizing the concepts of practices, representations and appropriation and, understanding the evidence according to the understanding of the “indiciary paradigm”. Through the collating and analysis of the research documents, it was possible to enter into the symbolic spaces of the SPE, demarcating the Normal Course as a place of formation permeated by representations from different groups that sought, through their practices, to legitimize their discourses. In this scenario, women began to occupy different positions, imprinting their identity to an environment permeated by representations predominantly military and medical. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Pro-posições. Campinas, Unicamp. Vol. 30 e20180040 (Dec. 2019), [1-22 p.] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Normal Course of Physical Education | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação física : História | pt_BR |
dc.subject | Teacher qualification | en |
dc.subject | School of Physical Education | en |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.subject | History of Physical Education | en |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. História | pt_BR |
dc.subject | Women | en |
dc.title | O Curso Normal da Esef e a formação pioneira de professores(as) de Educação Física no Rio Grande do Sul (1940- 1956) | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001108113 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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