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dc.contributor.authorCarneiro, Fernando Henrique Fogaçapt_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-01T04:14:45Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1808-270Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205313pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar enunciados que constituem o discurso da educação matemática para alunos surdos bilíngues dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como aportes teóricos utilizou-se o campo da Etnomatemática em seus entrecruzamentos com o pensamento de Michel Foucault. Os materiais escrutinados envolveram um conjunto de documentos de uma instituição de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que oferece ensino bilíngue. A estratégia analítica utilizada para operar sobre esses materiais orientou-se pela análise do discurso, na perspectiva foucaultiana. O resultado dessa operação mostrou que na escola estudada circula um enunciado que diz: “o surdo é um sujeito visual, por isso é preciso usar materiais concretos nas aulas de matemática”. Pode-se verificar que o enunciado estudado se entrelaça com outros que circulam nos discursos contemporâneos da Educação de Surdos e da Educação Matemática, constituindo-se em uma verdade a respeito dos processos de ensinar matemática na forma de vida surda.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents results of a research developed with the purpose of examining statements that constitute the discourse of mathematical education for bilingual deaf students of the Early Years of Elementary School. The theoretical reference used was the field of Ethnomathematics in its interrelations with the thought of Michel Foucault. The scrutinized materials involved a set of documents from an institution in Porto Alegre, in Rio Grande do Sul, which offers bilingual education. The analytical strategy used to operate on these materials was guided by discourse analysis, in the Foucaultian perspective. The result of this operation showed that in the school studied there is a statement that says: "the deaf is a visual subject, so it is necessary to use concrete materials in mathematics classes". It can be verified that the statement studied intertwines with others that circulate in the contemporary discourses of Deaf Education and Mathematical Education, being a truth about the processes of teaching mathematics in the deaf way of life.en
dc.description.abstractEl artículo presenta resultados de una investigación desarrollada con el propósito de examinar enunciados que constituyen el discurso de la educación matemática para alumnos sordos bilingües de los Años iniciales de la Enseñanza Fundamental. Como aportes teóricos se utilizó el campo de la Etnomatemática en sus entrecruzamientos con el pensamiento de Michel Foucault. Los materiales escrutados involucraron un conjunto de documentos de una institución de Porto Alegre, en Rio Grande do Sul, que ofrece enseñanza bilingüe. La estrategia analítica utilizada para operar sobre esos materiales se orientó por el análisis del discurso, en la perspectiva foucaultiana. El resultado de esta operación mostró que en la escuela estudiada circula un enunciado que dice: "el sordo es un sujeto visual, por eso es necesario usar materiales concretos en las clases de matemáticas". Se puede verificar que el enunciado estudiado se entrelaza con otros que circulan en los discursos contemporáneos de la Educación de Sordos y de la Educación Matemática, constituyéndose en una verdad acerca de los procesos de enseñar matemáticas en la forma de vida sorda.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 39 (2019), p. 1-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeaf studentsen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectMathematical Educationen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectAlumnos sordoses
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducación matemáticaes
dc.title“O surdo é um sujeito visual, por isso é preciso usar materiais concretos nas aulas de matemática” : problematizações acerca da educação matemática para alunos surdos bilínguespt_BR
dc.title.alternative"The deaf is a visual subject, so it is necessary to use concrete materials in mathematics classes" : problematizations about mathematical education for bilingual deaf studentsen
dc.title.alternative"El sordo es un sujeto visual, por eso es necesario usar materiales concretos en las clases de matemáticas" : problematizaciones acerca de la educación matemática para alumnos sordos bilingüeses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001108930pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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