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dc.contributor.authorBaeza, Fernanda Lucia Capitaniopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Paulo Fernando Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-01T04:14:14Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1516-8530pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205288pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: "Onde vivem os monstros" é um conto infantil adaptado para o cinema que aborda diversos aspectos das vivências psíquicas da infância. Os contos infantis têm importante papel na compreensão e elaboração dos conflitos psíquicos. Sendo assim, podem ser utilizados como ponto de partida para explorar diversos temas relacionados ao desenvolvimento psíquico infantil. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo partir da estória do filme "Onde vivem os monstros" e abordar alguns aspectos do desenvolvimento psíquico infantil. Métodos: Foram revisados textos de Freud, Klein e outros autores que abordaram temas específicos da infância. Fragmentos do filme foram divididos em primeira, segunda e terceira partes, e, em cada uma dessas partes, foram abordados alguns tópicos, como: complexo de Édipo; agressividade; defesas maníacas; narcisismo infantil; posição esquizoparanoide versus depressiva; princípio do prazer versus princípio de realidade. Considerações finais: A estória narrada no filme pode ser compreendida como uma alegoria do processo de elaboração dos conflitos psíquicos infantis. O contato atento com manifestações artísticas de todas as naturezas enriquece o trabalho de psiquiatras e psicoterapeutas, sendo uma infinita fonte de material a ser explorado sob a perspectiva psicanalítica.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: "Where the wild things are" is a children's story adapted to the movies that approaches some aspects of the psychic experiences during childhood. Children's stories have an important role in the comprehension and elaboration of psychic conflicts. Thus, they can be used as a starting point to explore different issues related to the child's psychic development. Objective: This article's intention is to use the story of the movie "Where the wild things are" to approach some aspects of the child's psychic development. Methods: Freud's and Klein's texts as well as material from authors who also approached specific child issues were reviewed. Movie fragments were divided into beginning, middle and end. In each of these parts, specific topics were discussed, such as Oedipus complex, aggressiveness, manic defenses, child narcissism, paranoid-schizoid versus depressive position and pleasure principle versus reality principle. Final considerations: This story can be understood as an allegory of the process of elaboration of the child's psychic conflicts. Looking closely at all kinds of artistic expressions enriches psychiatrists and psychotherapists work, for they are an infinite source of material to be explored under the psychoanalytical perspective.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de psicoterapia. Vol. 15, n.2 (2013), p. 39-51pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectFilmes cinematográficospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleVivências psíquicas da infância no filme "Onde Vivem Os Monstros"pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001108301pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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