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dc.contributor.authorLusa, Mailiz Garibottipt_BR
dc.contributor.authorMartinelli, Tiagopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Samara Ayrespt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Tiago Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-01T04:14:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1982-0259pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205280pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo é apresentada uma análise da educação pública brasileira, com enfoque no ensino superior, que toma por base o histórico da contínua disputa entre projetos para área, considerando suas consequências para a educação brasileira ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, busca-se expressar a perspectiva daqueles que estão comprometidos com a luta por uma alternativa transformadora e emancipatória para a educação, diante da conjuntura de ofensiva neoliberal e retirada de direitos. Através das categorias e concepções do pensamento gramsciano, apontam-se instrumentos potencialmente transformadores e fortalecedores da estratégia de resistência à hegemonia burguesa e neoliberal, fazendo deste conjunto de instrumentos um campo de intervenção para professores, pesquisadores e alunos comprometidos com a defesa e com o fortalecimento da universidade pública.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents an analysis of Brazilian public education, considering the history of disputes among different projects for the area and the consequences for the country over time. The research focuses on higher education and aims to express the perspective of actors committed to the struggle for a transformative and emancipatory alternative to education, challenging the neoliberal offensive, and loss of rights. Using the categories and conceptions of Gramscian, the article points out instruments that potentially transform and strengthen the strategies to resist to the bourgeois and neoliberal hegemony. This set of instruments may represent a field of intervention for professors, researchers, and students committed to protecting and strengthening the public university.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista katálysis. Florianópolis: UFSC, 1997-. Vol. 22, n. 3 (set./dez. 2019), p. 536-547pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectSocial rightsen
dc.subjectDireitos sociaispt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectEmancipationen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectClass struggleen
dc.titleA universidade pública em tempos de ajustes neoliberais e desmonte de direitospt_BR
dc.title.alternativeThe public university in times of neoliberal adjustment and loss of rights en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001107203pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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