A universidade pública em tempos de ajustes neoliberais e desmonte de direitos
dc.contributor.author | Lusa, Mailiz Garibotti | pt_BR |
dc.contributor.author | Martinelli, Tiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Samara Ayres | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Tiago Pacheco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-01T04:14:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-0259 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205280 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo é apresentada uma análise da educação pública brasileira, com enfoque no ensino superior, que toma por base o histórico da contínua disputa entre projetos para área, considerando suas consequências para a educação brasileira ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, busca-se expressar a perspectiva daqueles que estão comprometidos com a luta por uma alternativa transformadora e emancipatória para a educação, diante da conjuntura de ofensiva neoliberal e retirada de direitos. Através das categorias e concepções do pensamento gramsciano, apontam-se instrumentos potencialmente transformadores e fortalecedores da estratégia de resistência à hegemonia burguesa e neoliberal, fazendo deste conjunto de instrumentos um campo de intervenção para professores, pesquisadores e alunos comprometidos com a defesa e com o fortalecimento da universidade pública. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents an analysis of Brazilian public education, considering the history of disputes among different projects for the area and the consequences for the country over time. The research focuses on higher education and aims to express the perspective of actors committed to the struggle for a transformative and emancipatory alternative to education, challenging the neoliberal offensive, and loss of rights. Using the categories and conceptions of Gramscian, the article points out instruments that potentially transform and strengthen the strategies to resist to the bourgeois and neoliberal hegemony. This set of instruments may represent a field of intervention for professors, researchers, and students committed to protecting and strengthening the public university. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista katálysis. Florianópolis: UFSC, 1997-. Vol. 22, n. 3 (set./dez. 2019), p. 536-547 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Public education | en |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.subject | Social rights | en |
dc.subject | Direitos sociais | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Emancipation | en |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalism | en |
dc.subject | Class struggle | en |
dc.title | A universidade pública em tempos de ajustes neoliberais e desmonte de direitos | pt_BR |
dc.title.alternative | The public university in times of neoliberal adjustment and loss of rights | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001107203 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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