Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Maria Teresinha Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T04:13:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0104-8899pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205225pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa, sob o ponto de vista docente, o processo de criação e desenvolvimento da disciplina “Buscando Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências”, oferecida para as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química. Por seu caráter interdisciplinar, as aulas foram ministradas simultaneamente por professoras de cada um desses cursos. Além de atividades de fundamentação teórica sobre interdisciplinaridade, os estudantes elaboraram, em grupos formados por componentes das diferentes áreas, oficinas temáticas interdisciplinares e as aplicaram em sala de aula, no Ensino Médio público. Os estudantes demonstraram criatividade, comprometimento e preocupação em apresentar vínculos entre ciência e cidadania. As docentes consideram que a atividade de ensino contribuiu significativamente para a formação dos futuros docentes no que se refere à interdisciplinaridade, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática.pt_BR
dc.description.abstractDisciplinary Interfaces in Science Teaching: A Teacher’s Perspective. This paper analyzes from the teachers’ point of view the process of creation and development of the discipline “Searching for Disciplinary Interfaces in Science Teaching”, offered for the teachers training courses in Biological Sciences, Physics and Chemistry. Because of its interdisciplinary nature, classes were taught simultaneously by teachers from each of these courses. In addition to activities of theoretical foundation on interdisciplinarity, the students elaborated, in groups formed by components of the different areas, interdisciplinary thematic workshops and applied them in Public High Schools classrooms. The students demonstrated creativity, commitment and concern in showing a link between science and citizenship. The lecturers considered that the teaching activity contributed significantly to the training of future teachers in terms of interdisciplinarity, both from theoretical and practical points of view.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofQuímica Nova na Escola. São Paulo. Vol. 41, n. 2 (May 2019), p. 200-209pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectinterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectnatural sciencesen
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectteacher trainingen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleInterfaces disciplinares no ensino de ciências : uma perspectiva docentept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001096880pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples