Relações entre ensino de história, juventudes e ensino médio na perspectiva da educação das relações étnico-raciais
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho analisa como o ensino de História de África e dos Afro-brasileiros contribui na construção de identidades positivadas de jovens negros do ensino médio, a partir de uma produção de dados realizada na cidade de Porto Alegre. No ano de 2004, foram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino das Histórias e das Culturas Africanas e Afro-Brasileiras que, fundamentadas em prerrogativas sobre o acesso e presença desigual ...
Este trabalho analisa como o ensino de História de África e dos Afro-brasileiros contribui na construção de identidades positivadas de jovens negros do ensino médio, a partir de uma produção de dados realizada na cidade de Porto Alegre. No ano de 2004, foram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino das Histórias e das Culturas Africanas e Afro-Brasileiras que, fundamentadas em prerrogativas sobre o acesso e presença desigual da população negra, tantos nos espaços escolares, quanto nas narrativas históricas ali construídas, alinharam obrigatoriamente qualquer prática de ensino no combate ao racismo. Destaca-se que a legislação se direciona a todos, não apenas aos negros, dada a branquitude e a dimensão relacional do projeto de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Como metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, com análise de conteúdo produzido em entrevistas, documentos e oficinas. A realização de entrevistas semiestruturadas aconteceu em duas escolas estaduais de Porto Alegre, uma de localização central e outra que atende alunos das regiões mais periféricas da cidade. Após as entrevistas, foram ministradas oficinas de história de África e dos Afro-brasileiros em ambas as escolas. Como base analítica, destacam-se autores (as) como Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Aníbal Quijano. Na qualidade de resultados finais, foi possível constatar, após a realização das entrevistas e oficinas, que o ensino de História de África e dos Afro-brasileiros, constitui-se como uma importante prática pedagógica para contribuir positivamente nos processos afirmativos e identitários de jovens negros no ensino médio. ...
Abstract
This paper analyzes how teaching the history of Africa and Afro-Brazilians contributes to the construction of positive identities of young black high school students, from a data production performed in the city of Porto Alegre. In 2004, the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of African and Afro-Brazilian Histories and Cultures were established. School spaces, as in the historical narratives built there, necessarily aligned any teach ...
This paper analyzes how teaching the history of Africa and Afro-Brazilians contributes to the construction of positive identities of young black high school students, from a data production performed in the city of Porto Alegre. In 2004, the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of African and Afro-Brazilian Histories and Cultures were established. School spaces, as in the historical narratives built there, necessarily aligned any teaching practice in the fight against racism. It is noteworthy that the legislation is aimed at everyone, not just blacks, given the whiteness and relational dimension of the Ethnic-Racial Relations Education (ERER) project. As a methodology, the qualitative approach was chosen, with analysis of content produced in interviews, documents and workshops. Semi-structured interviews took place in two state schools in Porto Alegre, one centrally located and one that serves students from the most peripheral regions of the city. After the interviews, African and Afro-Brazilian history workshops were held at both schools. As an analytical base, authors such as Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva and Aníbal Quijano stand out. As final results, it was possible to verify, after the interviews and workshops, that the teaching of African and Afro-Brazilian History is an important pedagogical practice to contribute positively to the affirmative and identity processes of young black people. in high school. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
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TCC História (782)
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