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dc.contributor.authorFerrari, Andersonpt_BR
dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-22T04:10:29Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1517-9699pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204768pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute a dimensão pedagógica que situações e representações associadas à morte têm na construção das homossexualidades, em particular as masculinas. As ideias de morte, ao atingirem esses “estranhos, anormais e diferentes”, produzem situações de forte exclusão, que aqui vamos analisar com base nos conceitos foucaultianos de biopoder e racismo de Estado, demonstrando que as práticas discursivas, para além de simplesmente descrever e nomear o “real”, criam e legitimam aquilo que chamamos e identificamos como “a realidade”. A exclusão dos indivíduos homossexuais é o produto de mecanismos que articulam tanto o medo subjetivo de se identificar com o desejo que é do “outro”, ao mesmo tempo estranho e próximo de mim, quanto de uma rede de poderes que situa alguns indivíduos como mais aptos a serem incluídos nos benefícios da sociabilidade e outros como mais distantes dessa possibilidade. Com essa análise, a pretensão é pensar como essas questões estão presentes no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis article has discussed the edu-cational dimension of the homosexuality construction considering the ideas of death that reach, greatly, these “weird, abnormal and different people”. Based on Foucault’s concepts about biopower and racism of State, we looked forward to examine the ex-clusion as a result of assimilatory and racism processes, demonstrating that the discursive practices go further to influence simply the function of describing and nominating the “real”, creating and legitimating what we call and identify as “the reality”. In this sense, homosexuality as well as racism, are perceived as product of mechanisms that articulate as much the subjective fear of identifying itself with the desire that comes 216 Niterói, v. 10, n. 1, p. 189-217, 2. sem. 2009from the “other”, at the same time weird and close to myself, as from a net of power. With this analysis, the intention is to think how these questions are present in schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGênero. Niterói, RJ. Vol. 10, n.1 (1. sem. 2009), p. 189-217pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeathen
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectHomosexualityen
dc.subjectEducationen
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectExclusionen
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectDisciplineen
dc.title"A morte e a morte"... dos homossexuaispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000824768pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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