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dc.contributor.advisorMarocco, Ines Alcarazpt_BR
dc.contributor.authorDal Forno, Adrianapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:16:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204616pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como eixo as implicações da prática do movimento com o sistema de Konstantin Stanislávski. Seu desenvolvimento ocorreu pela revisão de aspectos do sistema, com especial atenção à experiência do vivo que toma corpo nas ações físicas, pelo trabalho que efetuei sobre mim em laboratório e pelos processos criativos e formativos na orientação de exercícios cênicos solo, sobre os quais reverbero a prática do movimento. A noção de movimento em ato articulou essas práticas, se configurado como treinamento para o ator e a atriz tornarem sensíveis os movimentos da experiência do vivo, compondo e criando suas ações nas relações do momento, e desde estas ações o processo de criação. A formação foi colocada como desdobramento das relações que ocorrem no processo criativo, e as ações de orientação tendo como guia os movimentos de alunos e alunas. O trabalho que a tese quer explicitar, por estes meios, diz respeito à produção de uma sensibilidade e composição das forças que convergem à experiência do movimento, percebendo, sentindo e utilizando as ínfimas diferenças produzidas como impulso de criação.pt_BR
dc.description.abstractThis work focuses on the implications of the practice of movement with the Konstantin Stanislavski system. Its development occurred by reviewing aspects of the system, with particular attention to the living experience that takes shape in physical actions, the work I did on myself in the laboratory, and the creative and formative processes in conducting solo scenic exercises, upon which I reverberate the practice of movement. The notion of movement in action articulated these practices if configured as training for the actor and actress to make the movements of the living experience sensitive, composing and creating their actions in the relations of the moment, and from these actions the process of creation. The formation was placed as an unfolding of the relationships that occur in the creative process, and the orientation actions guided by the movements of students. The work that the thesis wants to make explicit by these means concerns the production of a sensitivity and composition of the forces that converge with the experience of movement, perceiving, feeling and using the minute differences produced as a creative impulse.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStanislavski, Constantin, 1863-1938pt_BR
dc.subjectTheateren
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectActor and actress trainingen
dc.subjectKonstantin Stanislavski's systemen
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectAtopt_BR
dc.subjectMovement in acten
dc.subjectCreative processen
dc.subjectFormação do atorpt_BR
dc.subjectFormação da atrizpt_BR
dc.subjectSistemapt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.titleMovimento em ato : processos criativos e formativos do ator e da atriz a partir do sistema de Konstantin Stanislávskipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001109947pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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