Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRamos, Adriana Jorge Lopes Machadopt_BR
dc.contributor.authorVitória, Hayline da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:16:37Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204600pt_BR
dc.description.abstractA partir da metáfora do tear, proponho reflexões sobre o trabalho cotidiano de um professor de arte, formado em teatro, inserido no contexto da educação pública formal no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, faço um breve panorama da educação no Brasil, utilizando pensadores como Demerval Saviani e Ana Mae Barbosa; empregando a metodologia de Jean Claude Kaufmann, na realização da pesquisa de campo, e trago Paulo Freire, para discorrer sobre o cotidiano do professor em sala de aula. Desse modo, busco identificar as metodologias de trabalho utilizadas pelos docentes em sala de aula e compreender os processos criativos dos mesmos.pt_BR
dc.description.abstractBy making use of a metaphor on the art of loom, the following project offers different perspectives on the daily work of an art teacher who’s completely inserted in the context of formal public education, in the state of Rio Grande do Sul. I'll be introducing a quick outlook over Brazilian education, borrowing the words of thinkers such as Demerval Saviani and Ana Mae Barbosa; Jean Claude Kaufmann's methodology was used for the realization of this research and I also bring the thoughts of Paulo Freire to the table so we can think about the everyday life of a teacher’s classroom. That way, I seek to identify the work methodologies used by teachers while in their own professional environments and to fully understand their personal creative processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatro : Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching theatreen
dc.subjectMethodologiesen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectProfessor de Artept_BR
dc.subjectArt teachers of public networken
dc.subjectTeachingen
dc.subjectMetodologia de trabalho (Arte)pt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.titleDo urdume à trama : Reflexões sobre as metodologias desenvolvidas por professores de artes formados em teatro que atuam no ensino público do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001110094pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples