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dc.contributor.authorLessa, Bruno de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ana Clara Aparecida Alves dept_BR
dc.contributor.authorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:16:34Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1519-387Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204596pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio tem como objetivo discorrer sobre o papel da educação para a construção da moral a partir de Emile Durkheim e os avanços conservadores orientados ao controle sobre o sistema formal de ensino. Compreende-se que os movimentos por educação conservadora, como denominaremos, lastreados por uma ideia hiperindividualizada e opaca de sujeito, desconstroem o paradigma educacional iluminista preconizado pelo mestre francês. Tais movimentos elaboram essa desconstrução, porém não sugerem claramente uma proposição sobre que tipo de indivíduo e sociedade emergiriam ao final da passagem pelo sistema. Essa articulação anti-propositiva e anti-moderna tem o potencial, em verdade, de conduzir a sociedade muito mais a um estado anômico do que para fazer emergir estruturas sociais mais coesas.pt_BR
dc.description.abstractThis essay has the objective to dissert about the role of education to the construction of moral for the sociologist Emile Durkheim relating it to the conservative advancements oriented to the control of the formal schooling system. It is understood that movements for a conservative education, as we have denominated them, founded by a hyperindividualized and blurred idea of individual, turn out deconstructing the illuminist paradigm of education preconized by the French master. These movements elaborate such deconstruction, but do not put forward clearly any proposition of what kind of individual or society emerge at the end of their alleged schooling system. In effect, this anti-purposeful and anti-modern articulation has the potential to conduct society much more to an anomic state than to bring about indeed cohesive social structuresen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 23, n. 2 (abr./jun. 2019), p. 242-256pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDurkheimen
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectEscola sem partidopt_BR
dc.subjectMoral Educationen
dc.subjectMoralityen
dc.subjectDurkheim, Émile, 1858-1917pt_BR
dc.subjectNon-partisan Schoolen
dc.titleA educação moral em Emile Durkheim e as disputas contemporâneas em torno do sistema formal de ensino brasileiropt_BR
dc.title.alternativeThe Moral Education in Emile Durkheim and the contemporary struggles for control surrounding the Brazilian formal schooling system en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001107026pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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