Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOzorio, Maria Beatriz Vieira Brancopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:15:16Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1519-387Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204562pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tematiza greves do magistério público do Rio Grande do Sul, entre 1979 e 1987. Por meio da metodologia da História Oral, buscaram-se conhecer impressões de um grupo de professoras acerca de suas experiências como grevistas, discutir seus entendimentos, por meio da composição de lembranças e de esquecimentos, narrados em entrevistas. A análise da documentação permite inferir que essas mulheres foram afetadas pelos discursos vigentes e, assim, conseguiram construir mobilizações em defesa da escola pública. Este não foi um movimento homogêneo, se por um lado, nenhuma esteve indiferente às causas que se colocavam no momento, cada uma reconstruiu suas memórias daquelas experiências, considerando os lugares de sujeito que ocupava no passado e que ocupa no presente. Percebe-se que aquele foi um tempo de fortalecimento das professoras que, de certo modo, deixavam o passado feminilizado da docência e assumiam outra condição no estatuto de sua profissão.pt_BR
dc.description.abstractThis paper approaches strikes of teachers from public schools in Rio Grande do Sul, between 1979 and 1987. By means of Oral History methodology, the objective was to observe impressions of a group of teachers concerning their experiences as strikers; as well as to discuss their understandings, through the analysis of memories and lapses emerging from the interviews conducted with them. The documentation analysis enabled to infer that these women were affected by discourses which prevailed at the time, and, as a result, they could construct mobilizations in defense of public schools. It was not a homogeneous movement; while, on the one hand, none of them was indifferent to the strike-related causes of that period, each one of them reconstructed their own memories of those experiences, considering their roles of individuals that occupied places in the past and occupy other ones in the present. It is possible to observe that the respective historical period strenghthened these teachers who, in a certain way, left the overfeminization of teaching practices and assumed another condition concerning the status of their profession.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2019), p. 576-594pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching Memoriesen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTeachers' strikesen
dc.subjectOral Historyen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectHistory of Educationen
dc.titleProfessoras em greve : memórias de lutas em defesa do magistério (1979-1987 – Porto Alegre/RS)pt_BR
dc.title.alternativeTeachers on Strike: Memories of fights in defense of Teaching (1979-1987 - Porto Alegre/RS)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001107025pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples