O nada que há : personagem, processo de criação e o sujeito da psicanálise
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Através deste trabalho, proponho um estudo sobre a arte teatral como uma busca por novas formas de linguagem que tentem suprir o vazio que nos constitui enquanto sujeitos habitantes e habitados pela linguagem, relacionando o trabalho teatral com a ideia de sujeito proposta pela psicanálise. Não pretendo aqui ter um rigor absoluto quanto aos conceitos psicanalíticos, mas sim ressignificá-los em uma relação antropofágica para a pesquisa de personagem. Fazendo um panorama de conceitos e experiênci ...
Através deste trabalho, proponho um estudo sobre a arte teatral como uma busca por novas formas de linguagem que tentem suprir o vazio que nos constitui enquanto sujeitos habitantes e habitados pela linguagem, relacionando o trabalho teatral com a ideia de sujeito proposta pela psicanálise. Não pretendo aqui ter um rigor absoluto quanto aos conceitos psicanalíticos, mas sim ressignificá-los em uma relação antropofágica para a pesquisa de personagem. Fazendo um panorama de conceitos e experiências adquiridas durante a graduação, trago a ideia do vazio fundante do sujeito como base para o estudo de personagem, trabalhando com o encontro dos vazios de atriz e personagem e essa coisa outra que surge a partir desse processo (ritual, me arrisco a dizer) e que nomeamos de criação. ...
Abstract
Through this work, I propose a study about theatrical art as a search for new forms of language that try to fill the void that constitutes us as inhabitants and inhabited of language, relating theatrical work with the idea of subject proposed by psychoanalysis. I do not intend here to have absolute rigor as to psychoanalytic concepts, but to re-signify them in an anthropophagic relationship for character research. Making an overview of concepts and experiences acquired during graduation, I brin ...
Through this work, I propose a study about theatrical art as a search for new forms of language that try to fill the void that constitutes us as inhabitants and inhabited of language, relating theatrical work with the idea of subject proposed by psychoanalysis. I do not intend here to have absolute rigor as to psychoanalytic concepts, but to re-signify them in an anthropophagic relationship for character research. Making an overview of concepts and experiences acquired during graduation, I bring the idea of the founding void of the subject as the basis for the study of character, working with the encounter of actress and character voids and this other thing that arises from this process (ritual , I venture to say) and what we call creation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Bacharelado.
Coleções
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TCC Teatro (243)
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