Professores de educação física iniciantes no magistério : compreensões, tempos e espaços de socialização docente
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Data
2018Autor
Tipo
Outro título
Teachers of physical education initiating in the magistry : comprehensions, times and spaces of teaching socialization
Assunto
Resumo
Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou a socialização docente de professores de Educação Física iniciantes (FRASSON, 2016). Para tanto, tem como objetivos compreender como o professorado de Educação Física, em início de carreira, entende o processo de socialização docente e identificar em quais tempos e espaços da cultura escolar esse processo se materializa, tomando como pano de fundo teórico as formulações de Berger e Luckmann (2012) acerca da construção social da ...
Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou a socialização docente de professores de Educação Física iniciantes (FRASSON, 2016). Para tanto, tem como objetivos compreender como o professorado de Educação Física, em início de carreira, entende o processo de socialização docente e identificar em quais tempos e espaços da cultura escolar esse processo se materializa, tomando como pano de fundo teórico as formulações de Berger e Luckmann (2012) acerca da construção social da realidade. Metodologicamente, realizamos uma investigação etnográfica em duas escolas na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. A análise dos dados sinaliza que a socialização é entendida pelos colaboradores em uma perspectiva institucional e burocrática, que caracteriza as necessidades primárias dos professores iniciantes, tais como a chegada à escola, a acolhida inicial, o apoio e o auxílio a esses docentes que ingressaram em uma cultura que, em parte, lhes é desconhecida. Percebemos também, que a socialização acontece nos tempos e espaços formais (reuniões pedagógicas, sala de aula, conselhos de classe, reuniões com os pais, com a equipe diretiva) que são estabelecidos institucionalmente pela própria organização escolar; e nos espaços informais (a sala dos professores, refeitório, corredores, carona para casa), que são construídos cotidianamente e ainda culturalmente pelos sujeitos envolvidos. ...
Abstract
This study is part of a master's thesis that investigated the socialization of teachers of beginner Physical Education teachers (FRASSON, 2016). Therefore, purpose of this study is to understand how the Early Childhood Physical Education teacher understands the process of teacher socialization and to identify in which times and spaces of the school culture this process materializes, taking as theoretical background the formulations of Berger and Luckmann (2012) on the social construction of rea ...
This study is part of a master's thesis that investigated the socialization of teachers of beginner Physical Education teachers (FRASSON, 2016). Therefore, purpose of this study is to understand how the Early Childhood Physical Education teacher understands the process of teacher socialization and to identify in which times and spaces of the school culture this process materializes, taking as theoretical background the formulations of Berger and Luckmann (2012) on the social construction of reality. We conducted an ethnographic research in two schools in the Municipal Education Network of Porto Alegre. The analysis of the data indicates that socialization is understood by the employees in an institutional and bureaucratic perspective, which characterizes the primary needs of the beginning teachers, such as the arrival at the school, the initial welcome, the support and the aid to these teachers who entered in a culture that is partly unknown to them. We also realize that socialization happens in formal times and spaces (pedagogical meetings, classroom, class councils, meetings with parents, with the directive team) that are established institutionally by the school organization itself; and in the informal spaces (the teachers room, cafeteria, corridors, ride home), which are built daily and still culturally by the subjects involved. ...
Contido em
Revista Cadernos da Educação Básica. Rio de Janeiro. Vol. 3, no. 2 (2018) p. 102-117
Origem
Nacional
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