A arte popular como movimento social : uma interlocução entre o gênero musical feminejo e os feminismos
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Data
2019Tipo
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Popular art as a social movement : an interlocution between the "feminejo" musical genre and the feminisms
Assunto
Resumo
O artigo realiza uma aproximação entre algumas composições do gênero musical feminejo e importantes demandas do movimento feminista em suas diferentes ondas. Demonstra que embora as cantoras desse gênero não se identifiquem como feministas, parecem ter incorporado a pauta por maior valorização e igualdade das mulheres nas relações afetivas, contribuindo para comunicar ideias e formar subjetividades em diferentes estratos sociais. Adota o método dialógico de abordagem e a técnica da revisão bibl ...
O artigo realiza uma aproximação entre algumas composições do gênero musical feminejo e importantes demandas do movimento feminista em suas diferentes ondas. Demonstra que embora as cantoras desse gênero não se identifiquem como feministas, parecem ter incorporado a pauta por maior valorização e igualdade das mulheres nas relações afetivas, contribuindo para comunicar ideias e formar subjetividades em diferentes estratos sociais. Adota o método dialógico de abordagem e a técnica da revisão bibliográfica. Conclui que em um momento em que os conservadorismos retornam ao cenário político brasileiro, esse gênero musical tem o potencial de inspirar ações de resistência contra os retrocessos. ...
Abstract
The article makes an approximation between some compositions of the "feminejo " musical genre and important demands of the feminist movement in its different waves. It shows that although female singers do not identify themselves as feminists, they seem to have incorporated the agenda for greater appreciation and equality of women i n affective relationships, contributing to communicate ideas and to form subjectivities in different social strata. It adopts the dialogical method of approach and ...
The article makes an approximation between some compositions of the "feminejo " musical genre and important demands of the feminist movement in its different waves. It shows that although female singers do not identify themselves as feminists, they seem to have incorporated the agenda for greater appreciation and equality of women i n affective relationships, contributing to communicate ideas and to form subjectivities in different social strata. It adopts the dialogical method of approach and the technique of bibliographic review. Concludes that at a time when conservatism returns to the Brazilian political scene, this musical genre has the potential to inspire actions of resistance against setbacks. ...
Contido em
Revista de Direito Brasileira. Vol.9, n.22 (jan./abr. 2019), p.101-110
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Nacional
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