Show simple item record

dc.contributor.authorMüller, Janete Inêspt_BR
dc.contributor.authorKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-14T04:15:30Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2525-6203pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204121pt_BR
dc.description.abstractNa articulação aos Estudos Culturais em Educação, aos Estudos Surdos e à Linguística, objetiva-se, neste artigo, problematizar a educação bilíngue em escolas de surdos do Rio Grande do Sul. Para isso, são investigadas oito (8) escolas de surdos caracterizadas como bilíngues, analisando-se documentos escolares (Regimento Escolar e Proposta Político-Pedagógica), entrevistas e rodas de conversa com professoras de Língua Portuguesa a surdos. Na discussão sobre o bilinguismo na educação de surdos, opera-se com ferramentas teórico-metodológicas da análise de discurso foucaultiano. A investigação empreendida possibilita concluir que o ‘discurso da educação bilíngue’ é produzido por enunciados de diferentes campos discursivos, que lhe conferem status de verdade em práticas discursivas acadêmicas, políticas e escolares. Além disso, em defesa da potencialidade de uma educação escolar bilíngue de surdos, depreende-se que esta vem sendo produzida em nosso Estado, sendo necessários contínuos avanços e (re)invenções.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to discuss bilingual deaf education in schools of Rio Grande do Sul, based on Cultural Studies in Education, Deaf Studies and Linguistics. To do this, eight (8) deaf schools characterized as bilingual are investigated and are reviewed school documents (Rules School and Political-Pedagogical), interviews and conversation circles with teachers of Portuguese Language to deaf. In the discussion of bilingualism in deaf education, we operate with theoretical and methodological tools of Foucault’s discourse analysis. The research allows to conclude that the ‘discourse of bilingual education’ is produced by utterances from different discursive fields, that give it real status in academic, political and discursive practices. Moreover, in defense of the potential for a bilingual education of the deaf, we conclude that the bilingual education has been produced in our state, requiring continuous advances and (re) inventions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro, RJ. N. 47 (jan./jun. 2017), p. 61-83pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural studies in educationen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectDeaf studiesen
dc.subjectBilingual deaf educationen
dc.titleEducação bilíngue de surdos no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeBilingual deaf education in Rio Grande do Sul en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109743pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record