Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Cristiane Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-14T04:15:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204120pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho acadêmico apresenta uma proposta didática para o 3º ano do ensino fundamental no contexto do Projeto Livro e Leitura (PLL), da EMEF General Neto, situada no município de Canoas/RS. A proposta tem por objetivo incentivar a prática da leitura e aperfeiçoamento da escrita dos alunos por meio do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). O projeto foi dividido em seis aulas de duas horas cada, uma vez por semana. Nesse período, trabalharam-se as características e a estrutura do gênero através de apresentação de slides, texto explicativo, vídeos, atividades de produção textual e a produção de HQs no software Hagáquê. Esse trabalho objetivou contribuir com os docentes que atuam na etapa final do ciclo de alfabetização, buscando aperfeiçoar as habilidades de leitura e de escrita dos alunos com o auxílio das Tecnologias Digitais. Concluiu-se que a sequência didática proporcionou avanços significativos no desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos e que o gênero HQs e as Tecnologias Digitais foram fundamentais nesse processo.pt_BR
dc.description.abstractThis scholarly work presents a didactic proposal for the 3rd year of elementary school in the context of the Project Book and Reading (PLL), EMEF General Neto, in the municipality of Canoas/RS. The proposal aims to encourage the practice of reading and writing improvement of students through textual genre comics (Comics). The project was divided into six classes of 2 hours each, once a week. During this period, worked the characteristics and structure of the genre through the slideshow, explanatory text, videos, textual production activities and the production of Comics in the software Hagáquê. This work aimed to contribute to teachers who work in the final stage of the cycle, seeking to improve the literacy skills of reading and writing of students with the help of digital technologies. It was concluded that the didactic sequence has provided significant advances in the development of reading and writing skills of the students and that the genre Comics and digital technologies were instrumental in this process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectComic booksen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.titleProposta didática de ensino com as tecnologias digitais no projeto livro e leiturapt_BR
dc.title.alternativeDidactic proposal of learning with digital technologies in the project Book and Reading en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098962pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples