Mostrar registro simples

dc.contributor.authorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorHass, Miriampt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:04:13Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2358-6958pt_BR
dc.identifier.issn1414-5731pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204015pt_BR
dc.description.abstractEste artigo procura circunscrever a pedagogia a partir da noção de gesto decolonial. Para tanto, toma-se a prática artístico-pedagógica do Yuyachkani (Peru) e do Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil) como forma de resistência e elemento por intermédio do qual rompe-se a colonialidade dos saberes e das relações de poder. A partir dos conceitos de diferença colonial, colonialidade e pensamento liminar delineados por Walter Mignolo, demonstra-se como esse gesto de resistência à colonialidade participa na constituição de sujeitos e subjetividades autônomas. Problematiza-se o trabalho desses grupos latino-americanos caracterizando suas práticas como gestos e pedagogias do teatro decoloniais.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to circumscribe pedagogy through the notion of decolonial gesture. For that, the artistic-pedagogical practices of Yuyachkani (Peru) and Ói Nóis Aqui Traveiz (Brazil) are taken up as forms of resistance and elements through which to break the coloniality of power relations and knowledge. Applying Walter Mignolo’s concepts of colonial difference, coloniality and liminal thinking, this article demonstrates how this gesture of resistance against coloniality helps constitute autonomous subjects and subjectivities. The work of these two Latin American groups is problematised, characterising their practices as decolonial theatrical gestures and pedagogies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofUrdimento. Florianópolis: UDESC, 2018. Vol. 3, n. 36 (nov./dez. 2019), p. 96-115pt_BR
dc.relation.ispartofUrdimento. Vol. 3, n. 36 (nov./dez. 2019), p. 96-115pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectDecolonialen
dc.subjectResistanceen
dc.subjectCollective theatreen
dc.subjectLatin american theatreen
dc.titleGesto decolonial como pedagogia : práticas teatrais no Brasil e no Perupt_BR
dc.title.alternativeDecolonial gesture as pedagogical method : theatrical practices in Brazil and Peruen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109254pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples