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dc.contributor.authorAvila, Bárbara Gorzizapt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:03:35Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1695-288xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204003pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa relatada neste artigo contemplou avaliações de usabilidade sobre um sistema de Comunicação Alternativa (CA) voltado para as necessidades de crianças com a Síndrome do Autismo. O processo de construção do Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de pessoas com Autismo (SCALA) desdobrouse em diferentes etapas, abrangendo desde a sua idealização até a sua avaliação efetivada com potenciais usuários da ferramenta. Neste artigo, primeiramente são apresentados os requisitos do sistema, sua modelagem e suas propostas de interface. Após, relatase como se deu a verificação sobre a usabilidade do sistema, seguindo as heurísticas definidas por Nielsen e adaptadas por Rauber, a partir dos métodos de avaliação Inspeção e Teste de usabilidade. No método de inspeção uma das autoras realizou um conjunto de dez tarefas, previamente estabelecidas, a serem realizadas com o sistema. Nos testes de usabilidade, as mesmas tarefas foram realizadas por quatro educadoras especiais atuantes em salas de recursos, com crianças com déficits de oralidade. Os resultados das avaliações realizadas com potenciais usuários da ferramenta apontaram para um conjunto de melhorias a serem realizadas para a implementação da próxima versão do sistema. No momento, a versão 2.0 do SCALA já está em fase de finalização e logo deverá ser disponibilizada gratuitamente no site do projeto.pt_BR
dc.description.abstractThe research reported in this paper included usability evaluations on a system of Alternative Communication (CA) focused on the needs of children with Autism Syndrome. The process of building system Alternative Communication Literacy for people with Autism (SCALA) was divided into different stages, ranging from its idealization to evaluation carried out with potential users of the tool. In this article, we present the first resquisitos system, its modeling and its proposed interface. After it is reported how was checking on the usability of the system, following the heuristics defined by Nielsen and adapted by Rauber, from assessment methods Inspection and Testing of usability. Inspection method in one of the authors conducted a set of ten tasks, previously established, to be performed with the system. In usability testing, the same tasks were performed by four special educators working in resource rooms, children with oral language deficits. The results of the evaluations with potential users of the tool pointed to a series of improvements are made to the implementation of the next version of the system. At the time, the 2.0 version of SCALA is already being finalized and will soon be available for free on the project site.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 12, n. 2 (2013), p. 115­129pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSoftwareen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectComunicação alternativapt_BR
dc.subjectCommunication and developmenten
dc.subjectSpecial needs educationen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDeficientept_BR
dc.subjectDisabled childrenen
dc.titleUsabilidade em tecnologia assistiva : estudo de caso num sistema de comunicacao alternativa para crianças com autismopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922356pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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