Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBrangel, Larissa Moreirapt_BR
dc.contributor.authorBugueño Miranda, Félix Valentinpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:01:21Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1808-835Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203967pt_BR
dc.description.abstractDe acordo com Bugueño-Miranda e Farias (2008, 2009), obras lexicográficas devem ser compiladas à luz de três axiomas: um enquadramento taxonômico, a definição de um perfil de usuário e o reconhecimento de uma função para a obra. O presente trabalho traça algumas considerações sobre o terceiro axioma. Com base na distinção entre onomasiologia e semasiologia, procuramos estabelecer as possíveis funções que um dicionário voltado para o segundo ciclo do ensino fundamental poderia cumprir junto a seus consulentes. Tendo em vista o público-alvo da obra analisada, concluímos que este tipo de obra deveria se restringir à função de decodificação linguística.pt_BR
dc.description.abstractAccording to Bugueño-Miranda and Farias (2008, 2009), dictionaries must be compiled by three parameters: a taxonomic classification, a user profile, and a function. This paper discusses issues regarding the third parameter. Based on the Onomasiology-Semasiology distinction, we intend to determine the possible functions of a dictionary adopted in the fourth and fifth years of the Brazilian school education. Bearing in mind the users of this reference work, we concluded that this kind of dictionary should restrict itself to the function of linguistic comprehension.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLingüística (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, RJ. Vol. 10, n. 1 (jun. 2014), p. 377-392pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDicionário escolarpt_BR
dc.subjectPedagogical lexicographyen
dc.subjectIntermediate dictionaryen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectOnomasiologiapt_BR
dc.subjectSemasiologyen
dc.subjectSemasiologiapt_BR
dc.subjectOnomasiologyen
dc.subjectLexicografiapt_BR
dc.titleSobre a função de dicionários escolares voltados para o segundo ciclo do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeOn the function of dictionaries adopted in the fourth and fifth years of the Brazilian school education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001106955pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples