Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTavares, Natacha da Silvapt_BR
dc.contributor.authorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:00:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2175-8042pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203959pt_BR
dc.description.abstractEste texto é fruto de uma dissertação e busca comunicar os achados referentes aos seguintes objetivos específicos: a) compreender que saberes integram a Educação Física (EFI) nos anos finais do ensino fundamental e que lugares ela ocupa na construção curricular; b) compreender as tensões envolvidas no processo de construção curricular da escola e da EFI. A construção curricular da escola e da EFI é constituída por movimentos de retorno, contorno e desvio. Os saberes que integram essa construção são de duas ordens, de formação pessoal e de formação acadêmica, e são desenvolvidos através de práticas tradicionais/reprodutoras, mas também através de práticas que rompem essa lógica. Essa presença concomitante de diferentes práticas e orientações se dá em decorrência dos conflitos de ideias/perspectivas que permeiam a escola, mas estes conflitos também são produtores desta construção curricular, assim como o tempo, que se apresenta como elemento significativo neste processo.pt_BR
dc.description.abstractThis text is the result of a dissertation and seeks to communicate the fi ndings related to the following specifi c objectives: a) understand that knowledge is part of Physical Education (EFI) in the fi nal years of elementary school and what places it occupies in curricular construction; b) understand the tensions involved in the school and EFI curriculum building process. The curricular construction of the school and EFI is constituted by movements of return, contour and deviation. The knowledges that integrate this construction are of two orders, of personal formation and of academic formation, and are developed through traditional practices / reproducers, but also through practices that break this logic. This concomitant presence of different practices and orientations occurs due to conflicts of ideas / perspectives that permeate the school, but these conflicts are also producers of this curricular construction, as well as the time, which presents itself as a signifi cant element in this process.en
dc.description.abstractEste texto surge de una disertación y busca comunicar los hallazgos referentes a los siguientes objetivos: a) comprender que saberes integran la Educación Física (EFI) en los años fi nales de la enseñanza fundamental y qué lugares ocupa en la construcción curricular; b) comprender las tensiones involucradas en el proceso de construcción curricular de la escuela y de la EFI. La construcción curricular de la escuela y de la EFI está constituida por movimientos de retorno, contorno y desvío. Los saberes que integran esta construcción son de dos órdenes, de formación personal y académica, y se desarrollan través de prácticas tradicionales/reproductoras, pero también de prácticas que rompen esa lógica. Esta presencia de diferentes prácticas y orientaciones ocurre como consecuencia de los conflictos de ideas que permean la escuela, pero estos conflictos también son productores de esta construcción, como el tiempo, que se presenta como elemento signifi cativo en este proceso.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 30, n.56 (dez. 2018), p. 173-189pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical education at schoolen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectCurricular constructionen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEducación física en la escuelaes
dc.subjectEnseñanza fundamentales
dc.subjectConstrucción curriculares
dc.titleRetornos, contornos e desvios : a Educação Física na construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeReturns, contours and deviations : Physical Education in the curricular construction of the fi nal years of elementary school in a state school in Rio Grande do Sulen
dc.title.alternativeRetornos, contornos y desvíos : la Educación Física en la construcción curricular de los años fi nales de la enseñanza fundamental en una escuela estadual de Rio Grande do Sules
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001096093pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples