Identidade(s), cultura escolar e subjetividades : os fios que constituem o processo de socialização docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira docente
View/ Open
Date
2019Type
Title alternative
Identity(s), school culture and subjectivities : the threads that constitute the process of teacher socialization of Physical Education teachers beginners in the teaching career
Identidad(es), cultura escolar y subjetividades : los hilos que constituyen el proceso de socialización docente de profesores de Educación Física principiantes en la carrera docente
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo tem como objetivo compreender os elementos que constituem o processo de socialização docente de professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa etnográfica com dois professores de Educação Física, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Utilizamos como instrumentos de obtenção de informações o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, compreendemos a socialização docente como um process ...
Este artigo tem como objetivo compreender os elementos que constituem o processo de socialização docente de professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa etnográfica com dois professores de Educação Física, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Utilizamos como instrumentos de obtenção de informações o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, compreendemos a socialização docente como um processo, constituída por uma tríade: identidades, cultura escolar e subjetividades. Compreendemos também que a socialização docente é um fenômeno complexo, não linear e que se constrói em momentos de individualização e em momentos de coletividade, de forma dialética. Estudar esse processo significou compreender os tempos e espaços de cada sujeito envolvido e, ainda, o seu meio social. ...
Abstract
The present work aimed to investigate the educational process of Physical Education (PE) teacher socialization in first years of education. An ethnographic study was conducted. Two PE teachers from public schools of Porto Alegre/RS were investigated. We observed that PE teachers goes through a socialization process where a triad appears: identities, school culture and subjectivities. We also understand that teacher socialization is a complex, non-linear phenomenon that is constructed in moments ...
The present work aimed to investigate the educational process of Physical Education (PE) teacher socialization in first years of education. An ethnographic study was conducted. Two PE teachers from public schools of Porto Alegre/RS were investigated. We observed that PE teachers goes through a socialization process where a triad appears: identities, school culture and subjectivities. We also understand that teacher socialization is a complex, non-linear phenomenon that is constructed in moments of individualization and in collective moments, in a dialectical way. Studying this process meant understanding the times and spaces of each subject involved and, also, their social environment. ...
Resumen
Este artículo tiene como objetivo comprender los elementos que constituyen el proceso de socialización docente de profesores de Educación Física principiantes en la carrera docente. Para eso, se ha realizada una investigación etnográfica con dos profesores de Educación Física en dos escuelas de la Red de Enseñanza del Ayuntamiento de Porto Alegre/RS. En este estudio se comprende la socialización como un proceso, constituida por una tríada: identidades, cultura escolar y subjetividades. Comprend ...
Este artículo tiene como objetivo comprender los elementos que constituyen el proceso de socialización docente de profesores de Educación Física principiantes en la carrera docente. Para eso, se ha realizada una investigación etnográfica con dos profesores de Educación Física en dos escuelas de la Red de Enseñanza del Ayuntamiento de Porto Alegre/RS. En este estudio se comprende la socialización como un proceso, constituida por una tríada: identidades, cultura escolar y subjetividades. Comprendemos también que la socialización docente es un fenómeno complejo, no lineal y que se construye en momentos de individualización y en momentos de colectividad, de forma dialéctica. Estudiar ese proceso significó comprender los tiempos y espacios de cada sujeto involucrado y, aún, su medio social. ...
In
Motrivivência. Florianópolis. Vol. 31, n.57 (jan./mar. 2019), p. 01-23
Source
National
Collections
-
Journal Articles (41542)Health Sciences (11180)
This item is licensed under a Creative Commons License