Requisitos de projeto de interfaces gráficas de objetos de aprendizagem acessíveis para usuários com baixa visão
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Data
2019Tipo
Outro título
Design requirements for graphical interfaces of learning objects accessible for users with low vision
Assunto
Resumo
O crescente aumento das matrículas de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino, em um contexto no qual a legislação brasileira impulsiona a educação inclusiva, torna relevante a busca por soluções que atendam às necessidades desses alunos nas suas trajetórias acadêmicas. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo propor requisitos de projeto dos elementos da interface gráfica de objetos de aprendizagem digitais que possibilitem acessibilidade aos usuários com baixa visão. A ...
O crescente aumento das matrículas de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino, em um contexto no qual a legislação brasileira impulsiona a educação inclusiva, torna relevante a busca por soluções que atendam às necessidades desses alunos nas suas trajetórias acadêmicas. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo propor requisitos de projeto dos elementos da interface gráfica de objetos de aprendizagem digitais que possibilitem acessibilidade aos usuários com baixa visão. A pesquisa de mestrado da qual originou-se este artigo foi conduzida pelo método Design Science Research, com aplicação da matriz de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) na conversão de requisitos de usuário em requisitos de projeto. Como resultado, obteve-se um conjunto de requisitos de projeto da interface gráfica de usuário de objetos de aprendizagem que podem favorecer a acessibilidade para usuários com baixa visão. ...
Abstract
The increasing enrollment of visually impaired people in the regular education system, in a context in which Brazilian legislation promotes inclusive education, makes relevant the search for solutions that meet the needs of these students in their academic trajectories. In this sense, this research aimed to propose design requirements of the elements of the graphic interface of digital learning objects that allow accessibility for users with low vision. The master's research from which this art ...
The increasing enrollment of visually impaired people in the regular education system, in a context in which Brazilian legislation promotes inclusive education, makes relevant the search for solutions that meet the needs of these students in their academic trajectories. In this sense, this research aimed to propose design requirements of the elements of the graphic interface of digital learning objects that allow accessibility for users with low vision. The master's research from which this article originated was conducted by the Design Science Research method, with application of the Quality Function Deployment (QFD) in the conversion of user requirements into design requirements. As a result, we obtained a set of graphical user interface design requirements for learning objects that can favor accessibility for users with low vision. ...
Contido em
Educação gráfica. v.23, n.1 (abr. 2019), p. 96-115
Origem
Nacional
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