O desenvolvimento de competências profissionais dos participantes da Associação Atlética da Escola de Administração
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O movimento de Associações Atléticas nas universidades brasileiras é um assunto que foi pouco explorado até o momento. Devido ao seu acelerado crescimento e ao grande potencial para estudos, este trabalho terá, como objetivo principal, analisar de que forma a participação de alunos da Escola de Administração/UFRGS na gestão da Associação Atlética da Escola de Administração repercute no desenvolvimento de suas competências profissionais. Para a compreensão do objetivo geral deste trabalho, foram ...
O movimento de Associações Atléticas nas universidades brasileiras é um assunto que foi pouco explorado até o momento. Devido ao seu acelerado crescimento e ao grande potencial para estudos, este trabalho terá, como objetivo principal, analisar de que forma a participação de alunos da Escola de Administração/UFRGS na gestão da Associação Atlética da Escola de Administração repercute no desenvolvimento de suas competências profissionais. Para a compreensão do objetivo geral deste trabalho, foram elencados quatro objetivos específicos como forma de suporte à análise. Estes quatro objetivos específicos são: descrever a natureza e as atividades propostas pela AAEA; identificar as motivações que levaram os pesquisados a participar da AAEA; identificar e descrever as competências desenvolvidas pelos pesquisados durante o período de trabalho voluntário; e por final, analisar a percepção de desenvolvimento profissional ocorrente entre os participantes da AAEA, enquanto membros da gestão. Como ferramenta escolhida para a elaboração da pesquisa, foi realizada a aplicação de uma entrevista qualitativa à doze membros atuais e egressos da AAEA. Para organização das informações obtidas com as entrevistas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Já, para a coleta de dados, foi aplicada uma entrevista em profundidade, composta por 23 perguntas. Como resultado, observou-se que, para os voluntários, a maior contribuição para o desenvolvimento de suas competências profissionais foi o desenvolvimento comportamental resultante da experiência. Além de proporcionar a aprendizagem de habilidades de comunicação, trabalho em equipes, entre outras, o período no corpo gestor da AAEA lhes oportunizou uma vivência única, em um meio propício a trocas constantes com colegas, que contribuiu para a construção de uma importante rede de networking. ...
Abstract
College sports associations in the Brazilian universities is a subject that hasn’t been examined thoroughly. Due to its exponential growth and great potential of research, this study will have as its main objective to analyze in what ways the participation of the Business Administration students in the management of the Associação Atlética da Escola de Administração (AAEA) of UFRGS reflects on the development of their professional competences. In order to understand the general objective of thi ...
College sports associations in the Brazilian universities is a subject that hasn’t been examined thoroughly. Due to its exponential growth and great potential of research, this study will have as its main objective to analyze in what ways the participation of the Business Administration students in the management of the Associação Atlética da Escola de Administração (AAEA) of UFRGS reflects on the development of their professional competences. In order to understand the general objective of this study, four specific objectives were listed to support the analysis: First, to describe the nature and activities proposed by the AAEA; Second, to identify the motivations that led the respondents to participate in the AAEA; Third, to identify and describe the competences developed by the respondents during the volunteer work period; And finally, to analyze the perception of professional development that occurred among the participants of the AAEA while members of the management team. With the aim of collecting data, a qualitative interview was performed, with twelve students, including previous and current ones. In order to observe the information obtained from the interviews, the content analysis technique was used. For data collecting an in-depth interview was applied, consisting of 23 questions. As a result, it was observed that for the volunteers, the greatest contribution to the development of their professional competences is the behavioral improvement achieved by the experience. In addition to providing communication skills, teamwork, and other skills, the period in the organization gives them a unique experience when they can be constantly sharing knowledge with their colleagues, and it also contributes to building a meaningful network. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
