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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Samuel Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:02:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203766pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo investigar se há influência do marketing sensorial sobre a percepção dos consumidores das livrarias localizadas em shopping centers. Com o objetivo de verificar quais estratégias sensoriais são percebidas pelos consumidores, foi adotado a estratégia metodológica de multimétodos: uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa e outra de natureza descritiva quantitativa. A população estudada foram os frequentadores das livrarias Saraiva nos Shoppings Iguatemi e Barra Sul. O desenvolvimento do trabalho levou em consideração o ambiente planejado de um Shopping, segregando as estratégias de marketing sensorial entre o ambiente interno (loja) e ambiente externo (shopping. Os resultados mostraram que os consumidores percebem as estratégias de marketing sensorial utilizadas tanto pelo shopping quanto pela livraria e estas podem exercer influência se forem trabalhadas de maneira correta. Desse modo, a pesquisa propõe que as livrarias estejam atentas a utilização das estratégias sensoriais de forma a maximizar os resultados positivos, bem como eliminar os resultados negativos oriundos da utilização incorreta dessas ferramentas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate if there is influence of sensorial marketing on the perception of consumers of bookstores located in shopping malls. In order to verify which sensory strategies are perceived by the consumers, the methodological strategy of multimethods was adopted: a research of exploratory and qualitative nature and another one of quantitative descriptive nature. The study population was the visitors of Saraiva bookstores in the Iguatemi and Barra Sul Shopping Centers. The development of the work took into account the planned environment of a Shopping, segregating the sensory marketing strategies between the internal environment (store) and the external environment (shopping malls). Results have shown that consumers perceive the sensory marketing strategies used by both the mall and the bookstore and these can exert influence if they are worked in a correct manner.Thus, the research proposes that bookstores be attentive to the use of sensorial strategies in order to maximize positive results, as well as eliminate negative results from the misuse of these tools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSensory researchen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectMarketing sensorialpt_BR
dc.subjectSensory marketingen
dc.subjectBookstoresen
dc.subjectLivrariapt_BR
dc.subjectShopping mallsen
dc.titleA influência do marketing sensorial nos clientes de livrarias localizadas em shoppingspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108260pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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