A metafunção textual e os recursos de identificação em memorial de leitura
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
The textual metafunction and identification resources in reading memorial
Assunto
Resumo
Este artigo objetiva analisar como o fluxo de informação de um texto é construído e como são realizados a apresentação, o rastreamento e a manutenção dos participantes em textos escritos, em Língua Portuguesa, por ingressantes do curso de Letras. Orientado teoricamente pela Linguística Sistêmico-Funcional, centra-se no recurso semântico-discursivo identificação (MARTIN; ROSE, 2007) e realiza, como procedimento metodológico, análise descritivo-qualitativa em um texto escrito, cujo gênero é o Mem ...
Este artigo objetiva analisar como o fluxo de informação de um texto é construído e como são realizados a apresentação, o rastreamento e a manutenção dos participantes em textos escritos, em Língua Portuguesa, por ingressantes do curso de Letras. Orientado teoricamente pela Linguística Sistêmico-Funcional, centra-se no recurso semântico-discursivo identificação (MARTIN; ROSE, 2007) e realiza, como procedimento metodológico, análise descritivo-qualitativa em um texto escrito, cujo gênero é o Memorial de Leitura, produzido por um aluno do primeiro semestre de graduação em Letras. Os resultados apontam para uma compreensão acerca da utilização da identificação no gênero Memorial de Leitura e para um possível trabalho de utilização consciente desse recurso com a finalidade de aprimoramento da escrita. ...
Abstract
Este artículo objetiva analizar cómo se construye el flujo de información de un texto y cómo son realizados la presentación, el seguimiento y la manutención de los participantes en los textos escritos, en portugués, por ingresantes de la carrera de Letras. Orientado teóricamente por la Lingüística Sistémico-Funcional, se centra en el recurso semántico-discursivo identificación (MARTIN; ROSE, 2007) y realiza, como procedimiento metodológico, análisis descriptivo-cualitativo en un texto escrito, ...
Este artículo objetiva analizar cómo se construye el flujo de información de un texto y cómo son realizados la presentación, el seguimiento y la manutención de los participantes en los textos escritos, en portugués, por ingresantes de la carrera de Letras. Orientado teóricamente por la Lingüística Sistémico-Funcional, se centra en el recurso semántico-discursivo identificación (MARTIN; ROSE, 2007) y realiza, como procedimiento metodológico, análisis descriptivo-cualitativo en un texto escrito, cuyo género es el Memorial de Lectura, producido por alumno, del primer semestre de graduación en Letras. Los resultados apuntan a una comprensión acerca de la utilización de la identificación en el género Memorial de Lectura y para un posible trabajo de uso consciente de ese recurso con la finalidad de perfeccionamiento de escritura. ...
Contido em
Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 59 (out. 2019), p. [201-219]
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39558)Linguística, Letras e Artes (2690)
Este item está licenciado na Creative Commons License