Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Vinicius Gadispt_BR
dc.contributor.authorZabadal, Jorge Rodolfo Silvapt_BR
dc.contributor.authorTrommer, Tâmisapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Andre Luis Marques dapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Sidnei Renatopt_BR
dc.contributor.authorBertolini, Cristianopt_BR
dc.contributor.authorCunha, Guilherme Bernardino dapt_BR
dc.contributor.authorBigolin, Nara Martinipt_BR
dc.date.accessioned2019-12-24T03:59:33Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203679pt_BR
dc.description.abstractUma das situações-problema comuns no cotidiano escolar é a pouca motivação, envolvimento ou interesse por parte de estudantes. O contexto da didática escolar não é mais o de fornecer informações – visto que estudantes da atualidade dispõem de diversas formas de obtenção de informações – mas o de buscar envolver os estudantes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a aplicação de técnicas de gamificação em uma turma de estudantes do curso de Relações Internacionais, por meio de um estudo de caso, no apoio à educação científica no componente curricular de Estatística. Embora tipicamente o foco de cursos dessa área não seja cientifico, a instituição compreende o valor da Educação Científica. Como resultado, pode-se perceber que o conjunto de aplicação de tais técnicas na atividade possibilita o envolvimento do estudante.pt_BR
dc.description.abstractOne of the most common problems in school life has been a lack of motivation, involvement or interest by students. The school context is no longer that of information gathering - since nowadays students have several ways of obtaining information - but to involve students in their teaching-learning process. The present work reports the application of gamification techniques in a class of students of International Relations, by a case study, to support scientific education in the curricular component of Applied Statistics. Although typically the focus of courses in this area is not Science, the course at this institution understands the significance of Scientific Education. There is a perception that the application of these techniques in the activity encourages student involvement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofResearch, Society and Development [recurso eletrônico]. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 1 (2020), e146911840, 26 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectScientific Educationen
dc.subjectGamification in educationen
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectStudent involvementen
dc.subjectAction researchen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectTeaching statisticsen
dc.titleEmprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatísticapt_BR
dc.title.alternativeUse of gamification techniques in Science Education : report of an intervention in support of Statisticsen
dc.title.alternativeUso de técnicas de gamificación en la Educación Científica : informe de una intervención en apoyo de las Estadísticases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001105721pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples