Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística
dc.contributor.author | Ribeiro, Vinicius Gadis | pt_BR |
dc.contributor.author | Zabadal, Jorge Rodolfo Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Trommer, Tâmisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Andre Luis Marques da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Sidnei Renato | pt_BR |
dc.contributor.author | Bertolini, Cristiano | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Guilherme Bernardino da | pt_BR |
dc.contributor.author | Bigolin, Nara Martini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-24T03:59:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-3409 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203679 | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma das situações-problema comuns no cotidiano escolar é a pouca motivação, envolvimento ou interesse por parte de estudantes. O contexto da didática escolar não é mais o de fornecer informações – visto que estudantes da atualidade dispõem de diversas formas de obtenção de informações – mas o de buscar envolver os estudantes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a aplicação de técnicas de gamificação em uma turma de estudantes do curso de Relações Internacionais, por meio de um estudo de caso, no apoio à educação científica no componente curricular de Estatística. Embora tipicamente o foco de cursos dessa área não seja cientifico, a instituição compreende o valor da Educação Científica. Como resultado, pode-se perceber que o conjunto de aplicação de tais técnicas na atividade possibilita o envolvimento do estudante. | pt_BR |
dc.description.abstract | One of the most common problems in school life has been a lack of motivation, involvement or interest by students. The school context is no longer that of information gathering - since nowadays students have several ways of obtaining information - but to involve students in their teaching-learning process. The present work reports the application of gamification techniques in a class of students of International Relations, by a case study, to support scientific education in the curricular component of Applied Statistics. Although typically the focus of courses in this area is not Science, the course at this institution understands the significance of Scientific Education. There is a perception that the application of these techniques in the activity encourages student involvement. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Research, Society and Development [recurso eletrônico]. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 1 (2020), e146911840, 26 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject | Scientific Education | en |
dc.subject | Gamification in education | en |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Student involvement | en |
dc.subject | Action research | en |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Teaching statistics | en |
dc.title | Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of gamification techniques in Science Education : report of an intervention in support of Statistics | en |
dc.title.alternative | Uso de técnicas de gamificación en la Educación Científica : informe de una intervención en apoyo de las Estadísticas | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001105721 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (41045)Ciências Humanas (7146)
-
Artigos de Periódicos (41045)Ciências Exatas e da Terra (6201)