Show simple item record

dc.contributor.authorBarel, Viviane Marquespt_BR
dc.contributor.authorBevilacqua, Cleci Reginapt_BR
dc.contributor.authorBocorny, Ana Eliza Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-21T04:03:39Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2236-6385pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203653pt_BR
dc.description.abstractAlunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os alunos acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns princípios da Terminologia, o artigo apresenta relatos de projetos escolares que propõem estratégias e recursos que possam servir de apoio a conteúdos especializados trabalhados em sala de aula. Os projetos relatados envolvem, principalmente, a reflexão, a reconstrução de conceitos e a ampliação da competência linguística dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractElementary school students often find difficulties in understanding terms that are part of the school repertoire and which are present in the materials used in different school subjects. In general, there is no clear work to identify such difficulties and to allow students to access, understand and use effectively such a specific and concise language. Thinking about this issue and focusing on some principles of Terminology, the article presents reports of school projects that propose strategies and resources which can support specialized content worked in the classroom. The projects reported mainly involve reflection, the reconstruction of concepts and the growth of students' linguistic competence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 59 (out. 2019), p. [30-51]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectConhecimento especializadopt_BR
dc.subjectEstudos lingüísticospt_BR
dc.subjectSchool projectsen
dc.subjectSpecialized knowledgeen
dc.subjectTerminologiapt_BR
dc.subjectCompetência linguísticapt_BR
dc.subjectTerminologyen
dc.titleA escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe school, the specialized knowledge and terminology : experiences reporten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001106107pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record