A escola, o conhecimento especializado e a terminologia : relato de experiências
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
The school, the specialized knowledge and terminology : experiences report
Assunto
Resumo
Alunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os alunos acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns princípios da Terminologia, o artigo apresen ...
Alunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os alunos acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns princípios da Terminologia, o artigo apresenta relatos de projetos escolares que propõem estratégias e recursos que possam servir de apoio a conteúdos especializados trabalhados em sala de aula. Os projetos relatados envolvem, principalmente, a reflexão, a reconstrução de conceitos e a ampliação da competência linguística dos estudantes. ...
Abstract
Elementary school students often find difficulties in understanding terms that are part of the school repertoire and which are present in the materials used in different school subjects. In general, there is no clear work to identify such difficulties and to allow students to access, understand and use effectively such a specific and concise language. Thinking about this issue and focusing on some principles of Terminology, the article presents reports of school projects that propose strategies ...
Elementary school students often find difficulties in understanding terms that are part of the school repertoire and which are present in the materials used in different school subjects. In general, there is no clear work to identify such difficulties and to allow students to access, understand and use effectively such a specific and concise language. Thinking about this issue and focusing on some principles of Terminology, the article presents reports of school projects that propose strategies and resources which can support specialized content worked in the classroom. The projects reported mainly involve reflection, the reconstruction of concepts and the growth of students' linguistic competence. ...
Contido em
Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 59 (out. 2019), p. [30-51]
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41542)Linguística, Letras e Artes (2835)
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)