Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDe Nardin, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorSordi, Regina Orglerpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:14:16Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0102-7182pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20363pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho decorre de um estudo piloto sobre a atenção em sala de aula realizado com crianças de primeira série do ensino fundamental. O objetivo foi analisar algumas das especificidades das relações ali estabelecidas que pudessem revelar-se propícias a um modo de atenção de caráter mais inventivo e problematizador. O estudo sugeriu que a construção de um espaço de comunicação dialógica favorece a capacidade atentiva dos alunos. Neste espaço, os alunos passam a experienciar a aprendizagem da atenção diversamente do modo automático como habitualmente recebem informações e são chamados a experimentar a atenção na aprendizagem. Isto se deve, principalmente, à capacidade da professora de acolher um momento de ruptura do foco atencional e manter-se num estado de abertura para o inesperado.pt_BR
dc.description.abstractThis paper derives from a pilot study on classroom attention undertaken with first grade children. The objective was to analyze some particularities of the relationships that were established and that may reveal propitious towards a form of attention characteristically more inventive and inquisitive. The study suggested that building an environment of dialogical communication favors the student’s attentive capacity. In this environment, students are called upon to experience attention in learning which is different from the habitual manner that they are used to in receiving information. This is due, mainly, to the capacity of the teacher in giving heed to a moment of rupture from the attentive focus and keeping oneself open-minded for the unexpected.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 19, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 99-106.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAttentionen
dc.subjectRecognitionen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectInventioen
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.titleUm estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas implicações para a aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeStudy on the forms of attention in the classroom And their implications on learning en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000595267pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples