• “Caleidoscópio”, por Fabio Viera 

      Viera, Fabio Alejandro (2024) [Artigo de divulgação]
      Arte visual e textual que refletem o período de calamidade pública em várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
    • “Chove lá fora, chove aqui dentro”, por Brenda Klein 

      Klein, Brenda (2024) [Artigo de divulgação]
      Expressão artística que reflete o período de calamidade pública em várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
    • Cidade e memória na tragédia climática gaúcha 

      Sauthier, Camila; Trindade, Miguel de Medeiros (2024) [Artigo de divulgação]
      Reflexão sobre o impacto da enchente ocorrida em 2024, no Rio Grande do Sul, em relação ao patrimônio público e à memória coletiva e individual.
    • A cultura Hip Hop expressa sua coletividade em espaços que demarcam sua presença no RS 

      Pereira, Pedro Henrique Tubiana (2024) [Artigo de divulgação]
      Apresenta dois espaços dedicados ao Hip Hop em Porto Alegre, o Museu da Cultura Hip Hop e o Galpão Cultural. Criados por iniciativa individual e comunitária, representam a coletividade e valorização da identidade, a presença ...
    • Decisões perigosas 

      Pastl, Carolina (2019) [Artigo de divulgação]
      A reportagem discute sobre quatro grandes projetos de mineração no Rio Grande do Sul, até então em tramitação, quais são os seus impactos para a população e o meio ambiente, além de abordar as alternativas para a não ...
    • Dissertação explora relação entre trabalho de policiais militares e sofrimento psíquico 

      Müller, Thiago Rodrigues (2023) [Artigo de divulgação]
      Apresenta a dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Sociologia, por Alexandra Estefânia Regner da Silva, sobre a produção de sofrimento mental em soldados e sargentos da Polícia militar do Rio Grande do Sul.
    • “Enchente”, por Jéssica Michelin 

      Michelin, Jéssica (2024) [Artigo de divulgação]
      Expressão em texto e imagem sobre o período da enchente que afetou várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, deixando muitas famílias desabrigadas.
    • “Enquanto Houver Nós”, por Fabio Alejandro Viera 

      Viera, Fabio Alejandro (2024) [Artigo de divulgação]
      Expressão em texto e imagem sobre o período da enchente que afetou várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
    • Jornal da Universidade, 2013, v. 16, n. 162, ago. Caderno JU, n. 11 

      Klein, Samantha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2013) [Fascículo de periódico]
      Apresenta o crescente êxodo rural no estado do Rio Grande do Sul. Expõe os motivos pelos quais alguns jovens decidem permanecer no campo.
    • Jornal da Universidade, 2015, v. 18, n. 178, mar. Caderno JU, n. 27 

      Klein, Samantha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2015) [Fascículo de periódico]
      Aborda a produção ecológica de bananas no Litoral Norte, do Rio Grande do Sul, além de temas relacionados como, certificação, comercialização, agroindústria, Mata Atlântica e turismo rural.
    • Jornal da Universidade, 2018, v. 21, n. 215, ago. Caderno JU, n. 58 

      Klein, Samantha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2018) [Fascículo de periódico]
      Apresenta entrevistas com gestores e representantes de orgãos públicos, assim como professores e alunos da UFRGS sobre reflexões a respeito das demandas locais com vistas ao desenvolvimento regional do litoral norte do Rio ...
    • “O lar de alguém”, por Kezia Mausolf 

      Mausolf, Kezia (2024) [Artigo de divulgação]
      Arte visual e textual que lembram as perdas materiais e de memórias afetivas durante o período da enchente que afetou várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
    • “Medo de chuva”, por Maria Eduarda Pacheco F. 

      Pacheco F., Maria Eduarda (2024) [Artigo de divulgação]
      Expressão artística revela os sentimentos e os momentos difíceis enfrentados por muitas famílias, durante o período da enchente que afetou várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
    • “Mercado público”, por Fabio Viera 

      Viera, Fabio Alejandro (2024) [Artigo de divulgação]
      Texto e ilustração retratam a enchente de 2024 no Centro de Porto Alegre, área do Mercado Público. Por Fabio Alejandro Viera, estudante de História da Arte/UFRGS.
    • “Ofélia barrosa”, por Bea Amaro Teixeira 

      Teixeira, Bea Amaro (2024) [Artigo de divulgação]
      A ilustradora descreve a sua inspiração e intenção para a produção da obra que reflete o período da enchente que afetou várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
    • “Omio!”, por Gugu Lacerda 

      Lacerda, Gugu (2024) [Artigo de divulgação]
      Expressão em texto e imagem sobre o período da enchente que afetou várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, especificamente o significado da água nas religiões de matriz africana e as comunidades quilombolas.
    • “Palavra Desfeita”, por Dantara Ordovás 

      Ordovás, Dantara Stamado (2024) [Artigo de divulgação]
      Poesia e ilustração sobre os sentimentos de impotência e vazio provocados pela calamidade pública, em maio de 2024, no Estado do Rio Grande do Sul.
    • Pesquisa investiga o movimento das carcaças de animais marinhos e sua importância no ecossistema costeiro 

      Schumann, Oberdan Rodrigo (2023) [Artigo de divulgação]
      Apresenta pesquisa sobre a deriva das carcaças de animais marinhos, publicada na revista Methods in Ecology and Evolution, realizada em 430 quilômetros da costa da região Sul do Brasil, utilizando rastreadores veiculares ...
    • A reconstrução do RS precisa de Geógrafos 

      Nunes, Nathan Weiler; Lahorgue, Mario Leal (2024) [Artigo de divulgação]
      Trata da importância do papel de geógrafos na reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024, para mitigar e evitar problemas futuros.
    • “A régua que marcava a dor”, por Maria Eduarda Pacheco F. 

      Pacheco F., Maria Eduarda (2024) [Artigo de divulgação]
      Expressão em texto e imagem, relacionada às réguas que marcam o nível de rios, mas também da dor durante o período da enchente que afetou várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.