• Democracia e patrimônio cultural feridos 

      Possamai, Zita (2023) [Artigo de divulgação]
      Aborda os atos terroristas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília/DF e os prejuízos causados ao patrimônio cultural, do Brasil, destacando a necessidade de uma educação para o patrimônio.
    • Escolas de samba: divulgando, produzindo e refletindo a História 

      Gomes, Fabrício Romani (2023) [Artigo de divulgação]
      Aborda a maneira como as escolas de samba podem agir como espaços de reflexão e ensino de história de temáticas tipicamente invisibilizadas, em um molde que interage com o público.
    • Jogando fora das quatro linhas da Constituição 

      Gugliano, Alfredo Alejandro (2023) [Artigo de divulgação]
      Aborda a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro, em Brasília/DF, após a posse do Presidente eleito, e sua ligação com as Forças armadas e a necessidade de julgamento e punição.
    • Jornal da Universidade, 2014, v. 17, n. 168, mar. Caderno JU, n. 17 

      Chala, Ânia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2014) [Fascículo de periódico]
      Relembra os 50 anos do golpe civil-militar ocorrido no Brasil, em 1964, a situação econômica e política do país, a repressão e a resistência social. Também, aborda o ensino de história nas escolas, especialmente sobre esse ...
    • Livro discute a emergência do fascismo no Brasil e suas repercussões políticas 

      Leitzke, Carolina da Silva (2024) [Artigo de divulgação]
      Resgata a reportagem sobre o lançamento do livro A Tentação Fascista no Brasil: imaginário de dirigentes e militantes integralistas, pela Editora da UFRGS, publicada no Jornal da Universidade em agosto de 2016.
    • Memória JU | Golpe de 1964 foi motivado por interesses econômicos e disputas políticas 

      Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Jornal da Universidade (2024) [Artigo de divulgação]
      Resgata a reportagem sobre o Golpe de 1964, publicada no Caderno JU em março de 2014, indicando as motivações para tal.
    • O potencial educativo do Carnaval e as suas relações com as experiências negras 

      Reis, Ana Paula (2023) [Artigo de divulgação]
      Analisa o potencial do Carnaval enquanto um espaço de ensino, e enfatiza, em especial, a relação com as experiências negras.
    • Quem é o mané que perdeu? 

      Faria, Ana Carolina Gelmini de (2023) [Artigo de divulgação]
      Reflete sobre os atos terroristas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília/DF, e as perdas e o vandalismo ao patrimônio público do Brasil.